OCORRÊNCIAS POLICIAIS
Balanço da PRF
A 21ª SRPRF RO-AC fechou o primeiro trimestre do ano de 2013 com balanço positivo, mesmo com as dificuldades enfrentadas no período de falta de efetivo e rodovias apresentando trechos com defeito. De 1º de janeiro a 31 de março, a polícia contabilizou o total de 900 acidentes, 612 feridos e 30 óbitos, que comparativamente ao mesmo período no ano passado dá uma redução de 10% nos acidentes, 12,82% nos feridos e 41% nos óbitos. Ao todo foram fiscalizados em 2013, 73.143 veículos e 73.008 pessoas, destes 11631 foram autuados por infrações de trânsito, 1243 veículos foram retidos e 404 CNHs recolhidas.
Principais causas
As principais causas dos acidentes registrados são a falta de atenção, seguido por não guardar a distância de segurança entre os veículos, defeito na via, desobediência a sinalização, ingestão de bebidas alcoólicas, defeito mecânico, velocidade incompatível, ultrapassagem indevidas, animais na pista e sono ao volante, respectivamente. Os dados revelam que as causas de acidentes que mais ocasionaram vítimas fatais foram falta de atenção, ultrapassagem indevida, dormir ao volante, defeito na via e a velocidade incompatível, respectivamente.
Características
O levantamento aponta ainda que os principais tipos de acidentes são colisão traseira, seguido por colisão lateral, depois vem empatados a saída de saída de pista e colisão transversal. Entretanto, os tipos de acidentes que mais ocasionaram mortes foram as saída de pista, com 10 vítimas fatais, colisões frontais, com 06 óbitos e queda de motocicleta/bicicleta/veículo, com 03 mortes.
Lei Seca
Apenas no primeiro trimestre deste ano, a Polícia Rodoviária Federal realizou a prisão de 101 pessoas por dirigirem embriagadas, sendo que foram realizados 12.498 testes de etilômetro e 231 multas por dirigir sob efeito de álcool foram extraídas. O número de prisões por alcoolemia é o dobro do registrado no mesmo período de 2012, quando 55 pessoas presas, 1542 testes de alcoolemia efetuados e 138 condutores autuados. Verificamos que o número de pessoas detidas por dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas esta relacionado a intensificação da fiscalização.
Dados Operacionais
O levantamento realizado apontou ainda um crescimento do número de pessoas detidas por práticas criminosas, sendo que 222 pessoas foram detidas pelos mais diversos tipos de crimes. No mesmo período do ano anterior o número foi de 161 pessoas presas, o que representa um aumento de 37,8% no número de detidos. Esse ano foram recuperados 23 veículos roubados, 11 armas e 103 munições foram apreendidas. Além disso, cerca de 130 kg de maconha e 31 kg de cocaína foram apreendidas.
...