Ibama contrata 190 brigadistas em Rondônia para combate a incêndios
De acordo com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) serão contratados 190 brigadistas de incêndio este ano, em Rondônia. A declaração do estado de emergência ambiental é uma medida preventiva, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e leva em conta a ameaça que o período da seca representa.
Vinte estados brasileiros serão contemplados com 2,5 mil contratações. Para o mês de maio, a previsão é de que 1,6 mil comecem a trabalhar. Na região Norte todos os estados serão atendidos. Este ano a atuação deve se concentrar em áreas federais. "As nossas brigadas deverão ter um acompanhamento muito maior nas 35 unidades de conservação federais, 18 terras indígenas e 21 assentamentos rurais do Incra", explica Luciano Evaristo, diretor de proteção ambiental do Ibama.
Segundo o superintendente do Ibama em Rondônia, Paulo Diniz, o perfil para a contratação é de pessoas entre 18 e 54 anos de idade, que após a seleção serão treinadas e capacitadas. "É até interessante que os brigadistas que já atuaram no combate ao fogo voltem a se inscrever. O salário pago gira em torno de R$ 1 mil", afirma Paulo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (36) 3271 2701. Com informações do site G1
...