Correio Popular Notícia



SOM
Secretaria alerta sobre poluição sonora

Data da notícia: 27/04/2013
Foto:

(Da Redação) Foram dois mil folhetos distribuídos aos cidadãos que, das 16h30 às 18h30, passavam pelo cruzamento da Rua dos Mineiros com a Avenida Marechal Rondon, no 1º Distrito de Ji-Paraná. No material, um alerta importante sobre os malefícios que a poluição sonora vem causando ao ser humano.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130426-152.jpg[/IMG] Esta foi a missão do ?pit stop? promovido pela SEMEIA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) em parceria com o Ministério Público do Estado de Rondônia, para marcar o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, lembrado na última quarta-feira (24). A ação também contou com o auxílio de integrantes da Polícia Ambiental de Ji-Paraná.
Tomaram parte ativa do pit stop pela Semeia as educadoras ambientais Sandra Gonçalves, Iris Ribeiro e Luciane Paraíso, a gestora ambiental Elisangia Borges, além da estagiária Karine Milene da Silva, aluna do último ano do curso de Técnico em Florestas, do IFRO. A preocupação com o excesso de ruídos, efeito colateral do progresso conquistado pela vida urbana, é mais do que justificada. Este mal já é a terceira forma de poluição que mais afeta o planeta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 76% das pessoas que vivem nas cidades sofrem o impacto acústico muito superior ao recomendável, o que tem feito crescer a incidência de perdas auditivas em boa parte, e lamentavelmente, no público infantil.
Os problemas da poluição sonora podem se traduzir também na forma de zumbidos, dores de cabeça, insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração, gastrite, cansaço, estresse, queda no rendimento do trabalho entre outros agravantes da saúde. Não são efeitos imediatos, mas que, sorrateiramente, vão se instalando nos organismos de forma cumulativa e às vezes irreversível. Por isso, torna-se importante conhecer a capacidade auditiva pessoal fazendo exames audiológicos regulamente.
A partir de 50 dBA um ruído já incomoda o ouvido humano e passando dos 80 dBA já pode danificar a audição. A seguir uma tabela que ajuda a explicar como o som, medido em decibéis, se apresenta no cotidiano. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1632 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.