Correio Popular Notícia




Pesquisadores ouvem necessidades da população de Costa Marques

Data da notícia: 27/04/2013
Foto:

(Da Redação) A equipe rondoniense da Pesquisa de Segurança Pública nos Municípios de Fronteira, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça juntamente com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, estiveram em Costa Marques entrevistando as pessoas do município que pudessem relatar sobre os principais pontos positivos e negativos numa cidade de fronteira.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130426-141.jpg[/IMG] Todos os participantes colocaram as necessidades do município e as possíveis soluções para as problematizações enfrentadas por sua comunidade, entre elas, a convivência entre irmãos bolivianos e brasileiros, questões de saúde, segurança, setor econômico, juventude, turismo e educação estiveram em pauta.
Conduziu a entrevista o pesquisador (cientista social), Águido A. S. Carvalho, juntamente com sua equipe, onde exemplificaram outros municípios e parabenizaram a população e o prefeito Chico Território pela sua força de vontade e garra em administrar a cidade. Águido Carvalho disse que é difícil encontrar um gestor que realmente se importa, sai nas ruas e onde for preciso para buscar melhorias e resultados positivos para o povo.
A equipe ficou admirada com a mentalidade aberta dos participantes escolhidos em meio a diversos segmentos da população representando bem cada setor escolhido, onde cada um expôs, conforme o seu ponto de vista, os problemas relativos à segurança pública nos municípios de fronteira.
Entre outros relatos foram citadas também questões de tratamentos, muitas vezes abusivos contra os pescadores brasileiros pelas forças armadas bolivianas; falta de opção pra jovens divertirem-se durante o dia, por isso talvez sintam a necessidade de saírem durante a noite; Cursos de Capacitação que estejam de acordo com a realidade e necessidade da população, entre outras questões, sendo que foram apontadas como motivos de prevenção a problemas futuros.
Diana, representando a juventude local, focalizou sua preocupação no núcleo familiar, ações políticas para destacar o papel da família e sua força junto à preparação da juventude, destacando que só assim a Educação conceberia seu real significado e não estaria à mercê dos conflitos típicos de região de fronteira, tais como tráfico de entorpecentes, onde muitos jovens podem ser aliciados e a prostituição, concebida como outro ato falho da sociedade costa marquense.
Após o debate, todos relataram quais seriam as principais soluções aos problemas citados e compartilharam suas ideias. O prefeito Chico Território em nome dos munícipes agradeceu a equipe da coordenadora Regional Raquel Wiggers e destacou que Costa Marques está de portas abertas a todos que vem acrescentar e somar com sua gestão, onde o destaque é a transparência em todas as suas ações. Com informações de Joel Rodrigues - Assessoria de Imprensa.

Fonte:






Noticia vista 1634 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.