Correio Popular Notícia




Cacoal terá novo hospital público e quatro unidades básicas construídas

Data da notícia: 03/05/2013
Foto:

(Da Redação) Para solucionar o problema de espaço e condições seguras de atendimento da saúde, em Cacoal, nas unidades básicas, serão construídos um Hospital Público Municipal, uma Unidade de Pronto Atendimento II, que entrará em processo licitatório na segunda-feira (6), e outras quatro Unidades Básicas de Saúde.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130503-241.jpg[/IMG] O recurso é proveniente de uma emenda parlamentar federal no valor de R$ 40 milhões. ?Cacoal é um polo de saúde e atende pessoas de diversos municípios da região, então a pressa agora é nossa de concluir a obra?, salienta o prefeito Francesco Vialetto. Segundo Fracesco, ainda não há data para o começo das obras, mas em seis meses a etapa licitatória deverá ser finalizada. O Hospital Municipal deve conter 120 leitos.
Um relatório feito pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia e da Vigilância Sanitária, aponta a falta de condições das unidades de saúde que prestam atendimento à população. De acordo com o documento, a dignidade dos profissionais é ferida com a situação em que se encontram.
Para a diretora do Pronto-Socorro Unidade Mista, Meila Witt, o principal problema da unidade é o tempo de construção do prédio, que não atende a atual demanda do município e das regiões vizinhas. ?Nesses últimos anos Cacoal cresceu muito e o atual prédio da Unidade Mista, que já é antigo, não está comportando?, diz Meila. Segundo a diretora há mão de obra suficiente, mas o espaço físico é insatisfatório. A lei diz que os pacientes podem ficar aqui até 48h, mas há pessoas com 20 dias de internação e não tenho para onde direcioná-los?, argumenta. Atualmente o Pronto-Socorro Unidade Mista conta com cerca de 40 vagas para internação. Para Meila, com o novo Hospital Municipal, a situação de falta de vagas em hospitais deve ser resolvida.

PRAZO - Com o final do prazo de 60 dias, concedido pela Justiça, para que o Pronto-Socorro Unidade Mista e o Hospital Materno Infantil (HMI) de Cacoal fossem desocupados, um novo prazo foi conferido pelo MP para que a ação fosse concretizada. A prefeitura tem até quatro meses para a conclusão da transferência.
De acordo com Francesco, a prefeitura ainda não tem um plano para que as transferências sejam concluídas, mas um estudo deve ser apresentado para solucionar o problema. ?Para fazer uma ação dessa amplitude temos que ter dados para saber como resolver tecnicamente o problema. De acordo com esse estudo, vamos ver a possibilidade de transferência e para onde?, explica.
Segundo o prefeito, em até quarenta dias a obra da unidade de saúde deve começar e deverá ser concluída até o final de 2013. Não há data para o início da construção das quatro Unidades Básicas de Saúde. ?Quando se trata de obras públicas, há morosidade, mas já estão sendo estudadas e os locais onde serão construídas?, informa. Outras três unidades básicas deverão ser reformadas. Com informações da Assessoria e do site G1.

Fonte:






Noticia vista 1361 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.