Correio Popular Notícia




Ji-Paraná prorrogado prazo de vacinação contra a gripe

Data da notícia: 03/05/2013
Foto:

(Da Redação) A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada para o dia 10 deste mês. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha que estava prevista para ser encerrada na semana passada, foi adiada para 10 de maio. A prorrogação se deve à baixa adesão da população. Em Ji-Paraná, até o momento poucas pessoas foram vacinadas.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130503-152.jpg[/IMG] Os casos de gripe aumentaram, conforme registros a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná, através da Direção de Imunização. Quando o clima seco e úmido começa a chegar, muita gente fica gripada ou resfriada, mas isso não ocorre necessariamente por causa da mudança da temperatura, e sim pelos hábitos que cultivamos. A explicação, segundo especialistas, é que os vírus são disseminados pela tosse e pelo espirro de pessoas doentes e, como as pessoas tendem a procurar locais fechados para se refrescar, a proliferação do vírus é facilitada.
Para evitar a doença, a SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná), através da Direção de Imunização, convida aos idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses até dois anos, gestantes, portadores de doenças crônicas com indicação médica, mulheres com até 45 dias pós-parto e povos indígenas, a comparecerem a um dos Postos de Saúde do município, das 8 às 13h30, para receberem a dose da vacina. O município tem 22.5 mil doses da vacina à disposição desta população.
A meta é vacinar no mínimo 80 por cento deste contingente e até o momento, o número de pessoas que compareceram para receber a dose não foi satisfatório. Os profissionais da área da saúde e os presidiários também já receberam a vacina. A vacina é segura e seu objetivo é diminuir doenças graves provocadas por gripes, realizando assim um tratamento preventivo, diminuindo custos com internações e índices de óbitos.
A vacina antigripe age estimulando o organismo a produzir a própria proteção contra a gripe, que pode provocar febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e dores musculares. Porém, só está disponível gratuitamente ao chamado ?grupo de risco?.

DOENÇAS CRÔNICAS - A novidade deste ano na campanha é a inclusão dos doentes crônicos no grupo de risco. Entre as doenças crônicas, onde se indica a imunização, estão problemas respiratórios, cardíacos, renais, imunológicos, neurológicos, hepáticos, diabetes, transplantados e obesos. Porém esse grupo de pessoas precisa apresentar prescrição médica no ato da vacinação.
Quem quer se imunizar, e não está incluso no grupo de risco, pode recorrer aos consultórios particulares onde a vacina antigripal pode ser encontrada em média por R$ 120. Para as doenças mais graves causadas por bactérias o tratamento é feito com anti-inflamatórios e antibióticos que eliminam o foco da infecção. No caso das alergias os antialérgicos, sprays nasais e soro são os mais indicados. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1701 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.