Mais um horizonte agrÃcola se abre em Alvorada do Oeste
(Da Redação) O MunicÃpio de Alvorada do Oeste, por caracterÃsticas especiais, como qualidade do solo, relevo e localização geográfica privilegiada está sempre se destacando na que tange a inovações agrÃcolas, por exemplo, citamos nos tempos áureos do café na região norte, Alvorada do Oeste liderou o ranking dos municÃpios produtores das variedades Sumatra e Conilon, tendo no distrito de Terra Boa a maior concentração de produtores, a sua maioria constituÃda por pequenos proprietários, inclusive esta cultura teve papel importante na colonização do municÃpio. Já a algum tempo o municÃpio vem se destacando na cultura do inhame, sendo hoje talvez o produto agrÃcola que mais se destaca na economia rural do municÃpio.
Também a pecuária é uma riqueza agrÃcola considerável, o municÃpio está consolidado como uma das mais importantes bacias leiteiras do estado, sem deixar, contudo de ser detentor de um grande rebanho bovino de corte, destacando na cria e recria, levando o municÃpio a ser um importante fornecedor de bezerros para reposição para pecuaristas de toda a região central do estado. Agora um novo horizonte agrÃcola se descortina, a lavoura mecanizada extensiva em grandes áreas, e no rastro da cultura do arroz de sequeiro e do milho, chegou a soja. Esta veio com agricultores oriundos do cone sul do estado, região de Vilhena.
Estes agricultores arrendaram propriedades e hoje produzem em lavouras continuas de até duzentos hectares, como a localizada na décima linha recentemente visitada pelo prefeito Raniery Fabris, que se fez acompanhar da engenheira agrônoma Juliana Cândido, secretária municipal de agricultura, onde acompanharam parte dos trabalhos de colheita. Segundo o prefeito Raniery, tais visitas visam colher subsÃdios para se estabelecer uma polÃtica própria de incentivo e apoio á produção.
A agrônoma Juliana Cândido, secretaria de agricultura do municÃpio diz acreditar no potencial deste cultivar, uma vez que o solo e clima da micro região onde se localiza o municÃpio é propicia ao plantio desta leguminosa e a alta tecnologia que este setor domina leva a produtividade a um crescendo constante e ante a perspectiva de se abrir futuramente uma via de exportação da soja, levando o grão aos portos do pacÃfico, por Costa Marques, pode-se considerar que em um futuro próximo este será o principal produto agrÃcola da região. Com informações da Assessoria.
...