Deputados apoiam bolsa de crédito a alunos do ensino médio
(Da Redação) A deputada estadual Epifânia Barbosa (PT) participou do seminário realizado na Assembleia Legislativa para discutir sobre a Emenda Constitucional (PEC) nº 32-A de 1999 apresentada pelo deputado federal Marcos Rogério que determina a oferta de bolsa de crédito aos alunos de ensino médio que não estão tendo acesso a esse serviço.
Epifânia Barbosa falou que o estudo desse projeto já vem sendo feito há dois meses e um dos principais problemas é que 33% dos alunos entre 15 e 16 anos dentro da área urbana, assim como os alunos da área rural, sentem dificuldades para estudar. ?Quando eu estudava encontrei dificuldades pois éramos em seis irmãos e apenas um cursou faculdade particular. Os outros prestaram vestibular através do ensino público que é o que mais ocorre em nível de Brasil, ou seja, há muito esforço por parte dos estudantes que disputam uma vaga na federal. Os que não possuem condições trabalham para arcar com os custos", exemplificou.
Segundo a parlamentar, pais de alunos de área rural preferem que eles permaneçam no campo, mas que também recebam educação de qualidade. No que se refere ao ensino superior da rede pública que também fez parte do debate, disse que as matrículas correspondem a 36 %.
O deputado federal Marcos Rogério (PDT) esclareceu que não se trata de um novo programa, mas sim de consolidar a relação com o Programa Universidade para Todos (ProUni) é de trazer aplicações práticas para Porto Velho. No final da reunião, os outros parlamentares do estado, que também estiveram presentes, bem como o prefeito de Cacaulândia, Edmar Amorim, vereadores e secretários da região expuseram as dúvidas para chegarem a uma conclusão que beneficie os estudantes. Com informações da ALE.
...