Prefeitura fará grande campanha de combate à violência sexual
(Da Redação) A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializada de Ação Social), estará realizando uma campanha até o próximo dia 18 de maio, visando a mobilização da sociedade no sentido de engajá-la no combate à violência sexual contra jovens.
A campanha acontecerá durante a semana que antecede ao dia 18 de maio, que foi instituído pelo Governo Federal como o ?Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes?, para lembrar o episódio no qual uma menina capixaba de Vitória foi sequestrada, violentada até a morte com requintes de crueldade, sem que jamais seus agressores fossem punidos.
Farão parte da campanha ações como pit stop no cruzamento da Av. Marechal Rondon com a Rua dos Mineiros, a distribuição de 20 mil panfletos e de gibis explicativos e de camisetas temáticas, de chaveiros, de sacos plásticos para lixeiras, de muitos adesivos e até out doors. Também serão feitas visitas a órgãos públicos, palestras em escolas de primeiro e segundo grau, além de entrevistas esclarecedoras nos meios de comunicação ji-paranaenses.
NÚMEROS - A campanha, que já é realizada há quatro anos em Ji-Paraná, ancora-se não apenas na importância do tema, mas em números que continuam preocupando o município. Segundo o CREAS, foram registrados no ano passado 178 casos de agressões deste tipo, o que inclui abuso ou exploração do corpo ou de outras formas de coerção, física ou psicológica, ligadas à sexualidade. A maioria deles (76%) recai sobre jovens do sexo feminino e se dá no âmbito familiar. Somente nos primeiros quatro meses de 2013 já há conhecimento oficial de 52 ocorrências na cidade.
No Estado de Rondônia, de 2011 a 2012, este tipo de violência assinalou um acréscimo de 45%. No Brasil foram contabilizadas mais de 130 mil denúncias em 2012, o que faz do país um dos recordistas mundiais neste lamentável ranking.
De acordo com Glécia Ranny, coordenadora da campanha ?18 de Maio?, Ji-Paraná pelo segundo ano consecutivo é a segunda cidade do estado que mais faz denúncias deste crime. Elas podem ser feitas prioritariamente por meio de ligações ao Disque 100 ou para: Conselho Tutelar (3422-7287), delegacias de polícia (3422-4218 - DDM); Polícia Militar (3416-4701/190); Polícia Federal (3411-2300); ou para a Polícia Rodoviária Federal (3421-0437/191). Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na sede do CREAS, à rua Miguel Galdino, 64, no Jardim dos Migrantes, ou pelo telefone 3411-4215. Com informações da Assessoria.
...