Correio Popular Notícia




Caerd deverá recuperar ruas danificadas por vazamentos

Data da notícia: 10/05/2013
Foto:

(Josias Brito) A CAERD (Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia), desde o dia 15 de março deste ano, após a renovação do contrato entre a companhia e a Prefeitura de Ji-Paraná, se encontra no município executando os trabalhos de recuperação de todas as ruas e avenidas, que foram danificadas para manutenção de vazamentos de água. A garantia é do diretor presidente da AGERJI (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná), Clederson Viana Alves.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130510-151.jpg[/IMG] A reportagem do CP foi procurada por alguns moradores, que informaram a existência de algumas ruas que estão quase intransitáveis devido as obras realizadas pela Caerd, responsável pela manutenção das tubulações que leva água para as casas dos ji-paranaenses. Depois de várias cobranças em algumas ruas os trabalhos já foram concluídos, porém ainda existem ruas com problemas para transitar, como é o caso da Hermínio Victorelli, que há 10 dias houve a manutenção de um vazamento no local e, até o momento, não houve a recuperação da rua.
Conforme os moradores, esta situação já não é uma novidade, nem um caso isolado em Ji-Paraná. Porém segundo moradores tudo ficou pior quando a companhia de água realizou um trabalho na rede de distribuição de água. ?O objetivo era melhorar o sistema de abastecimento de água, só que agora a rua ficou com um buraco no meio da pista, dificultando nossas vidas?, afirma o autônomo Ronaldo da Silva.
O diretor presidente da Agerji disse a reportagem do CP que desde a assinatura do contrato entre o município e a Caerd, a companhia de água tem priorizado, tanto a manutenção rápida dos vazamentos, como a recuperação do asfalto ou bloquete das ruas que são danificadas para realização das obras. ?Temos acompanhado de perto o trabalho da Caerd em Ji-Paraná e, a companhia só realiza o serviço de reparos se houver autorização de nosso departamento?, lembrou.
Clederson Viana ressalta que a Caerd está contratando uma empresa para realização da recuperação de toda a malha asfáltica que foram danificadas em Ji-Paraná. A empresa deverá começar a atuar no município a partir do mês de junho. ?Durante este período, a Agerji e a Caerd tem contado com a parceria da SEMOSP (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) para realização dos reparos, paliativos, nas ruas e avenidas danificadas para manutenção das adutoras?, frisou.
Em relação à Rua Hermínio Victorelli, conforme o diretor da Agerji, os serviços de recuperação da mesma, será realizada na próxima semana, haja vista que não tinha material de qualidade para realização da obra. ?Estamos atento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Caerd no município e, neste caso da Hermínio Victorelli, não podemos deixar que seja feita uma má recuperação, pois poderia acarretar novos problemas nas ruas?, enfatizou.
SÃO LUIZ - Ruas que foram beneficiadas com asfalto, como o caso da São Luiz, no Bairro Nova Brasília, segundo distrito é um dos exemplos. Segundo os moradores, a rua ainda não foi nem inaugurada e já apresentou problemas devido a diversos vazamentos de água. ?Vimos nosso sonho de termos nossa rua asfaltada indo embora, com o rompimento da tubulação no local?, destacou a moradora Maria de Lurdes.
Conforme os moradores, as ruas esburacadas e materiais de construção abandonados nas frentes das residências são a prova do total descaso da Companhia de Água com a população de Ji-Paraná. Segundo Clederson Viana, no caso da São Luiz, os problemas já foram resolvidos, inclusive houve recuperação na malha asfáltica, paliativamente, mas, a partir do mês de junho, a rua será totalmente recuperada pela Companhia de Água.

PROJETO DE LEI ? Sobre o projeto de Lei de autoria do vereador Anderson da Exceller, que prevê o fechamento de valas abertas em ruas pavimentadas da cidade em um prazo máximo de 48 horas após a sua abertura, o presidente da Agerji, Cleberson Viana destaca que na clausula do contrato que foi firmado entre a prefeitura e a Caerd, através da Agência Reguladora, prevê que companhia execute os reparos em tempo ágil.
O projeto prevê multas de até 5 mil ufir?s por dia para quem desobedecer, além da obrigação de recuperação da via com material de qualidade igual ou superior ao retirado. A nova norma ainda prevê o fechamento adequado de valas em ruas pavimentadas com asfalto usinado (CBUQ), e caso a abertura seja nas calçadas, que o devido fechamento se dê com material igual ou superior ao retirado, evitando emendas e ressaltos para facilitar o passeio de pedestres e cadeirantes. A Lei já foi aprovada na Câmara e esta esperando a sanção do prefeito Jesualdo Pires e após a sanção, tem o prazo de 90 dias para passar a valer.

Fonte:






Noticia vista 1539 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.