NOTAS DOS MUNICÍPIOS
SÃO FRANCISCO
Dando continuidade ao trabalho de levar benefícios a todos os municípios rondonienses, o deputado federal Natan Donadon anunciou a inauguração de um Posto de Saúde em São Francisco do Guaporé. O evento ocorrerá neste sábado (11), na Linha 06. Natan destinou R$ 140 mil para a execução da obra, que atende reivindicação de famílias daquela região de São Francisco. A prefeita desse município, Gislaine Clemente, agradeceu ao parlamentar pelo recurso que deu origem à obra. ?Mais de 3.500 pessoas da região do Porto Muntinho serão beneficiadas com o Posto de Saúde, onde profissionais de saúde atenderão à população. Agrademos ao deputado Natan por esta obra que melhorar a qualidade de vida da nossa gente?, diz a mandatária, que é conhecida como Gislaine ?Lebrinha.
PORTO VELHO
O engenheiro florestal da Sema explicou ainda que a arborização desempenha diversas funções importantes nas cidades, relacionados a aspectos ecológicos, estéticos e sociais. A Prefeitura de Porto Velho realiza nos dias 15, 16, 17 deste mês, no Teatro Banzeiros, o ?I Seminário de Arborização Urbana ? Construindo o PDAU (Plano Diretor de Arborização Urbana)?. Na última sexta-feira (03), o Grupo de Trabalho de Arborização, formado por 35 instituições, reuniu no CEFOPE (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) para discutir as estratégias de mobilização da população para o seminário.
PIMENTA BUENO
O Governo da Cooperação deverá beneficiar cerca de 2.5 mil famílias de Pimenta Bueno com a entrega de títulos de propriedade de imóveis urbanos, no âmbito do programa de regularização fundiária urbana Título Já. A informação foi confirmada na manhã da última quarta-feira (8) pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Adilson Júlio Pereira, que recebeu a visita do vereador Celso Bueno, de Pimenta Bueno. Na oportunidade, o secretário Adilson Júlio explicou que o programa Título Já é uma prioridade do Governo da Cooperação, e que faltam apenas algumas pendências financeiras para que seja completado o processo com objetivo de regularizar os títulos de propriedade no município.
JARU I
Uma reunião realizada na última quarta-feira (08), na Câmara de vereadores em Jaru, discutiu a mudança de sentido em algumas Ruas da cidade. Inicialmente a ideia é transformar as Ruas Rio de Janeiro e Florianópolis, em mão única. A medida se deve aos transtornos causados pelo grande fluxo de veículos nas vias e pela dificuldade que o condutor enfrenta para trafegar nesses locais, principalmente no horário de pico. De acordo com Carlos Trajano, engenheiro do DETRAN/RO a mudança é capaz de reduzir o número de acidentes. Foi cogitada também a implantação de rotatórias, porém Luiz Claudio, mecânico especializado em engenharia de trânsito, destacou que a sinalização tanto vertical, quanto horizontal e ainda a orientação frequente para que os motoristas estejam atentos e obedeçam as placas de sinalização geram mais resultados positivos.
JARU II
?A economia é de 50 por cento em sinalização e ainda diminui o índice de acidentes de trânsito?, disse Luiz Claudio. Segundo o técnico a previsão para que a população se adapte a mudança é de pelo menos 45 dias. De acordo com os técnicos, Jaru enfrenta um atraso na reestruturação no trânsito desde o ano de 1990 por não haver interferência política para que os problemas fossem solucionados. A municipalização do trânsito, onde os recursos arrecadados são investidos na melhoria da cidade, foi apontada como solução. ?A municipalização traz autonomia financeira para resolver todos os pontos críticos, através do projeto feito em pareceria entre prefeitura e DETRAN?, disse Trajano.
...