Equipe da Seduc capacitada ao Brasil Profissionalizado
Equipe da Seduc capacitada ao Brasil Profissionalizado
Com a proposta de integrar a educação profissional com o ensino médio, um dos focos do Plano de Desenvolvimento da Educação Básica (PDE), a Gerência de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Gepro/Seduc) receberá nesta quinta e sexta-feira (3 e 4) dois técnicos do Ministério da Educação responsáveis pela capacitação da equipe rondoniense ao Sistema on-line criado para o Programa Brasil Profissionalizado. A reunião acontecerá no auditório da Gepro, em Porto Velho, com início previsto para as 14 horas, no primeiro dia; e às 9 horas na sexta-feira.
De acordo com o gerente de Educação Profissional, professor José Carlos Paim, os servidores serão orientados a elaborar propostas e projetos de cursos técnicos que poderão ser financiados pelo programa no Estado. A meta do MEC para este ano, segundo Paim, é implantar mais 214 novas Escolas Técnicas Estaduais em todo o País, das quais 14 da rede estadual de Rondônia que serão adaptadas nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Vilhena, Rolim de Moura e Ariquemes.
O Brasil Profissionalizado foi instituído por Decreto Presidencial para estimular o Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissional, em especial o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), articulando as escolas aos arranjos produtivos locais e às vocações regionais.
Para este ano, os recursos previstos são da ordem de R$ 210 milhões para aumentar a oferta de escolas profissionalizantes e matrículas em todo o País. Até 2011 serão mais R$ 690 milhões, 800 mil alunos atendidos, 14 mil professores capacitados e 2.500 laboratórios construídos.
?Rondônia, através da Seduc, já está trabalhando com o sistema Simec, e se prepara para atender a algumas condições, como gratuidade do ensino, ampliação do número de matrículas, consonância com o catálogo de cursos técnicos, implantação de plano de estágio, vagas para jovens e adultos e compromisso de gerenciamento na manutenção das escolas expansão das matrículas na educação profissional, com base no Censo Escolar, entre outros?, disse Carlos Paim, reforçando que os recursos serão repassados via convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
...