Correio Popular Notícia



DER
Projeto Estradão é executado nas linhas de Ji-Paraná

Data da notícia: 11/05/2013
Foto:

O DER já recuperou 60% das estradas rurais e das pontes do município
(Josias Brito) O Governo do Estado, através do DER (Departamento de Estradas de Rodagem e Transporte) vem realizando o trabalho de patrolamento e recuperação das estradas rurais pelo interior de Ji-Paraná, visando proporcionar melhor trafegabilidade aos produtores rurais do município. Para garantir um trabalho de qualidade, foi lançado ontem (10), o projeto Estradão, no município.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130511-151.jpg[/IMG]Há anos sem um trabalho de manutenção mais complexo, o Departamento de Estradas está executando patrolamento, abertura lateral, e encascalhamento. De acordo o residente do DER em Ji-Paraná, Enivaldo Soares, também estão cortando serras, fazendo aterros, construindo bueiros, um trabalho de completa reestruturação da via.
As equipes do Projeto Estradão já executaram vários quilômetros de patrolamento e limpeza lateral das estradas sob responsabilidade do governo estadual em Ji-Paraná. Enivaldo Soares disse que o Projeto Estradão tem uma importância estratégica, uma vez que proporciona uma melhora significativa nas condições de tráfego nas vias estaduais sem asfaltamento. Este trabalho acaba propiciando mais segurança para os motoristas, passageiros e cargas transportadas, além de uma maior rapidez nas viagens.
As próximas etapas do Projeto Estradão ainda preveem encascalhamento de 100% das rodovias, substituição de bueiros e construção de pontes de concreto. Segundo o residente do DER em Ji-Paraná, antes mesmo do programa ser lançado no município, milhares de famílias produtoras rurais, já foram diretamente beneficiadas. ?A expectativa é de que as rodovias não pavimentadas da cidade, sob responsabilidade do governo estadual sejam trabalhadas pelo Projeto Estradão?, ressaltou Enivaldo Soares.
O residente do DER destacou que ao contrário dos anos anteriores, em Ji-Paraná a recuperação das estradas vicinais de responsabilidade do Governo do Estado, tiveram início antes mesmo do término do período chuvoso. ?Priorizamos as estradas que estavam mais danificadas e conseguimos, num tempo ágil, recuperar mais de 60% das vias na zona rural, até agora. Hoje, todas as estradas que ficam na região das linhas, no segundo distrito de Ji-Paraná, estão todas patroladas e recuperadas, faltando somente a conclusão das vias das linhas do primeiro distrito?, frisou.
SUBSTITUIÇÕES DE PONTES ? Enivaldo Soares lembra que além do patrolamento e cascalhamento das linhas na zona rural, o DER vem eliminando as pequenas pontes de madeira existentes na zona rural de Ji-Paraná. ?A substituição gradativa dessas pontes de madeira por galerias tubulares e galerias de concreto armado, além de colocação de tubos galvanizados nos locais, darão mais durabilidade a obra, garantindo estradas boas por muito tempo?, lembra.
De acordo com o residente do DER, a substituição das pequenas pontes de madeira por bueiro galerias tubulares, de concreto e a construção de novos bueiros, fazem parte do cronograma de trabalho elaborado pelo governo do estado que vem sendo colocado em prática gradativamente. ?A substituição das pontes de madeira por tubo, principalmente na zona rural do município, representará nos serviços executados garantia e durabilidade, rapidez, segurança e não agredirá o meio ambiente?, enfatizou Enivaldo Soares, lembrando que o município está sendo uns dos primeiros a aderirem ao projeto de troca de pontes de madeiras por tubos e galerias.

Fonte:






Noticia vista 1480 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.