Vendaval destelha casas e provoca apagão
Pelo menos 8 cidades rondonienses foram atingidas por ventos fortes e raios na tarde do último domingo. Em algumas localidades faltou energia elétrica por mais de 4 horas.
A instabilidade retornou com força ao interior de Rondônia no final de semana. Nuvens muito carregadas, que se formaram no noroeste de Mato Grosso ainda nas primeiras horas do domingo, foram empurradas para o território rondoniense provocando fortes rajadas de vento, raios, chuva intensa e estragos.
As pancadas mais intensas foram registradas em duas regiões. A primeira entre Presidente Médici, Ji-Paraná e Ministro Andreazza e a segunda entre Machadinho d? Oeste, Vale do Anari e Theobroma.
No interior de Ministro Andreazza e Ji-Paraná, a força das rajadas de vento destelhou casas ocasionando prejuízos. Em uma estação particular localizada em Ji-Paraná, a velocidade máxima do vento atingiu 48,5 km/h às 12h45min (local).
Em Presidente Médici, casas foram destelhadas e árvores caíram próximo ao perímetro urbano. O mesmo foi registrado na cidade de Ministro Andreazza.
Na região nordeste do Estado, entre Machadinho d? Oeste e Vale do Anari, o vendaval também passou com ventos fortes e muitos raios.
Em Ariquemes, não houve registro de precipitação na estação automática do INMET, que fica distante 10 km do centro da cidade, mas as rajadas de vento atingiram 42,6 km/h às 15 horas (local). Nas imediações houve registro de queda de árvores e destelhamentos de construções.
O vento avançou rapidamente para noroeste atingindo Porto Velho pouco antes das 17 horas (local), já enfraquecida e sem registro de chuva. No período da noite, uma outra área de tempestade provocou muita chuva e vento intenso entre São Francisco do Guaporé e Costa Marques.
Em algumas localidades de Ji-Paraná, Ouro Preto d? Oeste e Presidente Médici, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica das 14 às 18 horas. Segundo a diretoria da CERON nos municípios, o motivo foram os ventos intensos e a grande quantidade de raios registrados no domingo.
...