MEDIDA PROVISÃRIA
Deputado Marcos Rogério destaca aprovação da MP dos Portos
(Da Redação) O deputado federal Marcos Rogério (PDT/RO), comemorou a aprovação da Medida Provisória 595/12, que estabelece novas regras para as concessões e autorizações de portos públicos e terminais privados. Segundo Marcos Rogério, depois de uma longa votação no Congresso, o texto da MP dos Portos foi aprovado conforme enviado pela Câmara dos Deputados, sem alterações. O texto segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff, que irá avaliar se veta ou não as emendas aprovadas pelos deputados.
Para o parlamentar, a medida também trará benefÃcios ao setor hidroviário de Rondônia. ?O Porto do Rio Madeira em Porto Velho está em crescimento e tem uma grande importância para a economia do paÃs. As novas regras da MP levará mais investimentos ao Estado e assim, teremos um sistema portuário mais moderno?, destacou.
MUDANÃAS - A principal mudança prevista na MP dos Portos é a possibilidade de concorrência entre portos públicos e terminais privados. Um dos artigos permite à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) disciplinar as condições de acesso à s instalações portuárias privadas, mediante ?remuneração adequada? ao titular da autorização. Com isso, várias restrições existentes na utilização desses terminais privados por terceiros poderão ser eliminadas.
A medida mantém o órgão de gestão de mão de obra (Ogmo), entidade sem fins lucrativos que atua no setor portuário, com caráter administrativo, fiscalizador e profissionalizante. Os Ogmos já existiam na Lei dos Portos, com a função de recrutar trabalhadores avulsos para a movimentação de cargas nos portos organizados.
A proposta, entretanto, faculta aos titulares de instalações portuárias privadas a contratação de trabalhadores por prazo indeterminado, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso significa que essas instalações portuárias privadas ficarão desobrigadas a usar trabalhadores avulsos recrutados pelos Ogmos. Com informações da Assessoria.
...