Correio Popular Notícia




Ji-Paraná recebe palestra do Grupo Guabi do Brasil

Data da notícia: 24/05/2013
Foto:

(Da Redação) A cidade de Ji- Paraná recebeu ontem (23), o palestrante José Leonardo Ribeiro, gerente de produtos Ruminantes da Guabi no Brasil, que abordou sobre o confinamento de animais com alto grão.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130524-152.jpg[/IMG]O objetivo da palestra é conscientizar os pecuaristas de que o sistema intensivo não deve ser visto somente como uma ferramenta para obtenção de maior lucratividade, mas também uma alternativa para reduzir a taxa de lotação das pastagens, momento em que a oferta de alimento volumoso está escassa.
O mercado consumidor se tornou mais exigente e os custos de produção aumentaram. Diante deste cenário, os pecuaristas precisam ser cada vez mais eficientes para permanecerem na atividade que passa pelo manejo de arraçoamento e de cocho, processamento de grãos, avaliação da dieta (ração de alto grão), tipo de animais confinados, mercado consumidor, dentre outros.
O sucesso da dieta de alto grão dependerá da forma como se procederá a adaptação dos animais. O ideal seria que os animais recebessem uma suplementação inicial no pasto, antes de serem confinados. Nos primeiros sete dias de confinamento, o alimento volumoso deverá representar pelo menos 60% da MS da dieta. Nas três semanas subsequentes, o alimento concentrado tem seu percentual incrementado em aproximadamente 25 a 30% por semana, até que se atinja o percentual total. O período de adaptação deve ter duração de 21 a 28 dias.
Segundo José Leonardo, é imprescindível utilizar aditivos ionóforos (monensina sódica) e não ionóforos (virginiamicina) nas dietas, principalmente, em se tratando de animais que consomem grande quantidade de alimentos pobres em fibra. Além de propiciarem maior estabilidade do ambiente ruminal (controlam a queda do pH ruminal), são ferramentas vitais para o incremento da eficiência alimentar. Animais com dietas contendo tais aditivos produzem mais carne com o mesmo volume de alimento. Com informações da LN Comunicação.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130524-152.jpg[/IMG]

Fonte:






Noticia vista 1439 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.