Correio Popular Notícia




Seagri ressalta importância da agricultura e da pecuária

Data da notícia: 25/05/2013
Foto:

(Da Redação) O secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, na abertura da 2ª Rondônia Rural Show, no parque de exposições Hermínio Victorelli em Ji-Paraná ressaltou o trabalho dos pioneiros desta região, José Pinto de Farias e Celso Guimarães, que na década 1960 acreditaram no futuro promissor da agricultura e pecuária em Rondônia.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130525-231.jpg[/IMG] Acrescentou que a secretaria de Agricultura, sobre a orientação segura do governador Confúcio Moura, vem buscando parcerias fortes para criar infraestrutura e consolidar o agronegócio no Estado, em beneficio dos pequenos, médios e grandes produtores rurais. ?Estamos empenhados, mesmo enfrentando algumas dificuldades, trabalhando para consolidar a regularização fundiária, levando sossego ao homem do campo e suas famílias. Em 2013, a nossa previsão é de regularizar mais de cinco mil propriedades rurais?, sustentou Padovani.
Esse mesmo esforço não vem sendo medido para consolidar o sistema de agroindústrias no Estado como fonte geradora de emprego e rendas, implantando até 2014, 800 agroindústrias. Ainda segundo o secretário, o governo do Estado investiu mais de dez milhões de reais na construção de uma usina de calcário em Pimenta Bueno, que vai produzir 40 mil toneladas mês, melhorando sensivelmente a produtividade no campo.

TECNOLOGIA - Por falar em tecnologia de ponta, é bom lembrar que a parceria bem sucedida entre a Embrapa, Emater e Governo da Cooperação começou a surtir os efeitos desejados, produzindo mudas clonadas do café BRS Ouro Preto, que a médio-prazo elevará a produção de 10,5 sacas por hectares cultivadas para 70 até 100 sacas deste produto.
A nossa produção de leite atualmente é de 2,5 milhões de litros/dia. Desta vasta produção o Estado consome apenas 17%, o restante é comercializado com os Estados vizinhos, Acre, Roraima, Amazonas e norte do Mato Grosso.
A produção de pescado, principalmente tambaqui e pirarucu, encontrava-se estagnada em 2011 na faixa das 11 mil toneladas/ano. Com o incentivo do Governo da Cooperação a produção de peixes em cativeiro e tanques redes, alcançou em 2013, mais de 40 mil toneladas/ ano. O pescado de Rondônia abastece o mercado interno é comercializado em outros estados e ainda exportamos para Europa.
E tem mais, a produção de Inhame ao longo da BR 429,vem sendo exportada para Europa e Estados Unidos, gerando divisas para os cofres da nação, emprego e rendas no Estado.
?O rebanho bovino de Rondônia, superior a 12 milhões de cabeças, conquistou espaço e respeito até fora de nossas fronteiras pelo cuidado e sanidade animal. Atualmente exportamos carne para mais de 30 países, inclusive o Oriente Médio. Agora num esforço concentrado do Ministério da Agricultura e do Governo da Cooperação conquistamos o mercado Americano. Vender carne produzida em Rondônia para um mercado exigente como o Americano foi uma tarefa árdua de técnicos e pecuaristas. Com o esforço de todos chegamos lá?, destacou o secretário.

EXPORTAÇÃO - O Estado de Rondônia deixou de ser um corredor de exportação, cortado diariamente por mais de 200 carretas/dia transportando grãos para alcançar o Porto graneleiro, na capital Porto Velho e dali ganhando caminho rumo ao exterior.
Com o apoio do Governo da Cooperação, Rondônia também passou a disputar espaços com gigantes na produção de carne, soja e milho, como Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.
Na safra 2012/2013, nas lavouras de Rondônia foram colhidas 535.143 toneladas de milho, mais de 200 miltoneladas de arroz e 468.391 toneladas de soja. A previsão de crescimento na próxima safra de grãos é de 20%. A Rondônia Rural Show vem oportunizar aos produtores rurais, desde o de pequeno porte até aos de maior poder aquisitivo, acesso as linhas de crédito e tecnologias de ponta. Para finalizar, Padovani afirmou que, "são 420 empresas expondo e levando informações técnicas na busca de uma produção de qualidade com sustentabilidade". Com informações de José Luiz Alves ? Seagri.

Fonte:






Noticia vista 1407 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.