FNDE investe R$ 60 milhões em quadras e escolas de RO
(Da Redação) O Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, FNDE, investiu durante 2 anos em Rondônia R$ 60 milhões, 185 mil, 765 reais e 60 centavos na construção de creches e pré-escola (educação infantil) e quadras cobertas, informa o deputado federal Padre Ton (PT-RO), após ter obtido balanço dos investimentos feitos pelo governo federal no PAC da Educação, adotado a partir de 2011.
O investimento, segundo Padre Ton, atendeu 24 municípios do Estado, envolvendo 21 projetos de construção de quadra escolar coberta e 42 projetos de creches e pré-escolas, todos em execução. ?O mandato acompanha esses projetos, levando ao FNDE todas as dúvidas e problemas encontrados pelos prefeitos desde a apresentação da proposta até sua aprovação e posterior empenho e liberação dos recursos para sua execução?, diz.
O deputado destaca a importância dos investimentos federais na educação infantil. ?Essa primeira etapa da educação básica é fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças, dos futuros estudantes de nossas universidades. E os municípios, que têm a competência constitucional de investir no ensino infantil, precisam desse apoio?, diz.
PROETOS - Esses projetos foram inscritos no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), e aprovados para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segunda etapa.
Os 24 municípios atendidos até agora são: Ariquemes, São Felipe, Pimenta Bueno , Corumbiara, Vilhena, Buritis, Cacoal, Porto Velho, São Miguel do Guaporé, Rio Crespo, Mirante da Serra, Teixeiropólis, Ouro Preto, Governador Jorge Teixeira, Campo Novo de Rondônia, Itapuã do Oeste, Rolim de Moura, Seringueiras, Machadinho do Oeste, Cacaulândia, São Francisco do Guaporé, Alto Alegre dos Parecis, Urupá e Jaru.
Porto Velho, Ariquemes, Buritis, Rolim de Moura e Cacoal são os cinco municípios com maior volume de projetos e, portanto, de recursos aprovados no PAC da Educação nos anos de 2011 e 2012. Com informações da Assessoria.
...