Presença real de Jesus
*Por Monsenhor Jonas Abib
Nesta semana a Igreja Católica celebra o Dia de Corpus Christi, isto é, a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A Eucaristia edifica a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia. A finalidade é precisamente a comunhão dos homens com Cristo e, n?Ele, com o Pai e com o Espírito Santo.
O Beato João Paulo II em sua Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia partilha que ?a incorporação em Cristo, realizada pelo Batismo, renova-se e consolida-se continuamente através da participação no sacrifício eucarístico, sobretudo na sua forma plena que é a comunhão sacramental. Podemos dizer não só que cada um de nós recebe Cristo, mas também que Cristo recebe cada um de nós. Ele intensifica a sua amizade conosco: «Chamei-vos amigos» (Jo 15, 14). Mais ainda, nós vivemos por Ele: «O que Me come viverá por Mim» (Jo 6, 57). Na comunhão eucarística, realiza-se de modo sublime a inabitação mútua de Cristo e do discípulo: «Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós» (Jo 15, 4)? (EE,22).
Dessa forma, a Eucaristia nos recompõe, é o poder de Deus a nos unir. O inimigo do Senhor, infelizmente, já conseguiu atingir a muitos que não acreditam na presença real de Jesus na Eucaristia e começam a tratá-la com desrespeito.
O inimigo quer aniquilar nossa fé na Eucaristia, mas ela é o nosso sustento, nossa força, de onde vem o consolo nas tribulações e respostas para muitas interrogações. Não deixe que isto aconteça! Faça da Eucaristia o seu alimento diário, o sustento para a sua alma. Viva intensamente este encontro com Aquele que é o alimento da vida eterna.
*Monsenhor Jonas Abib é Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP).
...