Presidente Médici terá pólo da EAD do Instituto Federal de Rondônia
(Da Redação) O IFRO (Instituto Federal de Rondônia) realizou na última terça-feira (28), reunião com 13 prefeitos para abertura de novos polos de educação a distância (EAD/IFRO) no Estado. A expansão dessa modalidade de ensino tem avançado e atendido a comunidades que antes não tinham acesso à educação técnica e profissional. Até o final de 2013, o IFRO pretende atingir cerca de dez mil pessoas em 25 polos. Doze já estão em plena atividade, nos municípios que possuem campus do IFRO (Ariquemes, Cacoal, Colorado, Guajará, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena) e também nos pólos Buritis, Cerejeiras, Jaru, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé.
Na pauta do encontro está o termo de cooperação para implantação destes polos, momento em que foi tratadas as responsabilidades e contrapartidas de cada um. De acordo com o Diretor-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Miguel Fabrício Zamberlan, inicialmente foram selecionados alguns municípios com localização, população e público alvo específicos, uma vez que a pretensão é chegar ao maior número de municípios rondonienses. ?Como contrapartida, cada prefeitura deve oferecer infraestrutura física e manutenção do local onde serão instalados os polos, e o IFRO oferecerá os equipamentos de downlink para recepção nas telessalas, assim como os equipamentos para as salas de aula: televisor, receptor, computador e sistema de som. Na expansão III no final do ano, serão oportunizados outros municípios?, explicou o Diretor.
Neste início de ano, por meio de processo seletivo, o IFRO ofereceu 1.800 vagas, entre os cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde, Informática para Internet e Finanças. Já a expectativa para este ano é ofertar vagas nos cursos Técnico em Administração e Técnico em Serviços Públicos. Os cursos Técnicos Subseqüentes da Educação a Distância possuem duração média de três ou quatro semestres. ?O curso técnico do Instituto Federal oportuniza aos alunos a ingressarem no mercado de trabalho com uma formação profissional de curta duração e que atende as demandas do mercado local?, conclui Miguel Zamberlan.
TECNOLOGIA ? Os primeiros cursos da EAD ofertados pelo IFRO utilizavam a metodologia adotada pelo Instituto Federal do Paraná, chamada de Ensino Presencial Virtual. Nesse sistema, há uma variação da educação presencial com uso de recursos de EAD que conta com transmissão das aulas via satélite e atividades de apoio presencial desenvolvidas nos Núcleos de EAD e Avançado Binacional. Complementa a metodologia uma estrutura de apoio web e também via telefone. Com a montagem do estúdio e das antenas de transmissão em Porto Velho e contratação de pessoal especializado, o Instituto Federal de Rondônia adquiriu recursos tecnológicos suficientes para transmitir os próprios cursos, com aulas gravadas e transmitidas ao vivo de estúdios próprios.
A Prefeita Lurdinha e o Secretário Municipal de Educação e Cultura Professor Carlos, estiveram no Campus do IFRO (Instituto Federal de Rondônia), em Porto Velho, onde tomaram conhecimento das condições para implantação do Pólo no município de Presidente Médici. A reunião de trabalho aconteceu no auditório do Campus sob a coordenação do Professor Miguel, Diretor Geral do Campus Porto Velho, Zona Norte. Com a implantação o instituto estará oferecendo cursos técnicos para o Pró formação em quatro habilitações: Alimentação Escolar, Multmeios didáticos, Infra estrutura Escolar e Secretaria Escolar. Para aqueles que não estão no quadro da educação, técnicos ou administração, serviços públicos. Com informações da SEMEC/ Professor Carlos José Cardoso.
...