Correio Popular Notícia




Cidade de Vilhena sofre com violência contra idosos

Data da notícia: 07/06/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130607-171.jpg[/IMG] Considerada uma das cidades mais ?civilizadas? de Rondônia, Vilhena convive com uma tragédia que causa vergonha. 2012 foi o ano em que se registraram no município os maiores índices de violência contra idosos.
Conforme entrevista concedida a um jornal online do Cone Sul, a responsável pelo Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), M.S. revelou alguns dos absurdos já constatados por sua equipe. Segundo ela, a maioria dos maus tratos aos idosos partem da própria família.
As denúncias chegam até a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) à qual está subordinado o CATI, através de ligações anônimas. Pelo serviço ?Ligue 100?, vizinhos relatam as agressões, que caem numa central em Brasília. Da capital federal, os casos são encaminhados para Vilhena, que manda assistentes sociais e outros profissionais investigarem as suspeitas.
Os relatos de Maristela revelam episódios pavorosos, como o de um aposentado cego, que era mantido trancafiado num quarto escuro, consumindo alimentos estragados e sem poder usar o banheiro. A mulher que cuidava dele estava viajando no momento em que o homem foi resgatado. Ela recebia sua aposentadoria de cerca de R$ 2 mil e o submetia a tais condições sub-humanas. Em casos como este, que a violência é comprovada, o ancião vai para o Lar dos Idosos e o agressor pode ir para a cadeia, pois um relatório da Polícia Militar e da Semas descrevendo a situação é encaminhado ao Ministério Público.
Outro caso que chocou até os servidores mais experientes da Semas foi o de um velhinho que morava com dois filhos e que havia sido deixado por eles sozinho em casa. Uma vizinha, que havia sido incumbida passar a comida por baixo da porta, não aguentou a covardia e ligou para o número 100. Ambos os responsáveis estão sendo processados. Além destes dois episódios, há um outro, ainda mais cruel: um idoso teve que ser levado para o Lar porque era violentado pelo enteado do próprio filho, ou seja, o garoto que ele considerava seu neto. O adolescente aproveitava o momento em que a família estava toda dormindo e estuprava o avô postiço, que já havia sofrido um AVC e vivia na cama. Com informações do site Folhaonline.

Fonte:






Noticia vista 1546 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.