Correio Popular Notícia




Estudantes conhecem catadores de material recicláveis

Data da notícia: 07/06/2013
Foto:

(Da Redação) Alunos da escola municipal Irineu Dresh e escola estadual Governador Jorge Teixeira visitaram na manhã de ontem (6) o lixão do município, onde conheceram o trabalho da COOCAMARJI (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná). O evento foi realizado pela SEMEIA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) como parte das ações alusivas à Semana Mundial do Meio Ambiente. Ao todo, 40 estudantes do 6º e 7º anos, tiveram a oportunidade de ver como é feita a coleta e a prensagem dos materiais recicláveis, principalmente dos vasilhames plásticos de refrigerantes conhecidos como PET e as latinhas de alumínio.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130607-151.jpg[/IMG] Para a assessora executiva da Semeia, Kátia Casula, a Semana Mundial do Meio Ambiente, que se encerra hoje (7), foi muito produtiva, com ótima participação de estudantes das escolas públicas e particulares, universitários, ONGs e população em geral. ?Esta visita marcou mais uma etapa importante da semana, pois os alunos puderam conhecer de perto como os catadores trabalham, suas conquistas e as melhorias que estão sendo viabilizadas para aperfeiçoar a coleta seletiva do lixo, contribuindo desta maneira para a preservação ambiental?, afirmou. Um total de 22 pessoas, sendo que destas, 12 são mulheres, fazem parte da cooperativa.
De acordo com o presidente da Coocamarji, Celso Luiz Moulaz, a visita dos alunos foi importante e reforça o apoio que a população tem dado para que os materiais reutilizáveis possam ser coletados, contribuindo com a renda familiar e com a diminuição dos problemas causados pela destinação inadequada do lixo. ?A população de Ji-Paraná é grande parceira e tem nos apoiado nessa missão de retirar aquele lixo que na verdade, não é lixo, é matéria-prima, e caso contrário seria jogado na natureza?, asseverou. Celso Luiz também frisou que o prefeito Jesualdo Pires (PSB) tem apoiado à cooperativa, fornecendo por meio da Semeia, o suporte para que ela funcione razoavelmente. ?Nossa produção atual é de 57 toneladas de recicláveis por mês, o que dá um ganho médio de 900 reais para cada cooperado?, informou.

LIXO NAS RUAS - ?Nossas famílias precisam conhecer melhor o que podemos fazer para evitar que o lixo continue sendo jogado nas ruas, prejudicando o meio ambiente?, declarou Jair Agrimaldo, aluno do 6º ano da escola municipal Professor Irineu Dresh, localizada na Linha 128, setor Riachuelo. ?Gostei muito de conhecer o trabalho desses catadores, pois a maioria das pessoas queima ou joga o lixo que poderia ser reaproveitado, como pudemos ver aqui nessa visita?, afirmou o aluno Hebner Henrique de Souza, 14 anos, que estuda na escola estadual Governador Jorge Teixeira, no Distrito de Nova Londrina. A Prefeitura encerra nesta sexta feira, a Semana Mundial do Meio Ambiente, com oficinas de confecção e mostra de artesanatos produzidos a partir de materiais reciclados, durante todo o dia no Ginásio de Esportes Gerivaldão. Com Informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1427 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.