Correio Popular Notícia




Fhemeron faz campanha para aumentar estoque de sangue

Data da notícia: 14/06/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130614-121.jpg[/IMG] (Da Redação) Com baixo estoque de sangue em Porto Velho, a Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron) realiza uma campanha de doação de sangue para aumentar o estoque.
São cerca de 500 bolsas encaminhadas diariamente aos hospitais públicos e privados. O cadastro de doadores de medula óssea também pode ser feito. "Estamos fazendo apelo à comunidade para que todos compareçam ao banco de sangue. Nosso estoque está baixo. Nós temos um evento nesta sexta-feira (14), que é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Convido a todos os doadores e quem não é doador, faça esse gesto de amor", disse Maria de Nazaré Barbosa Silva, assistente social.
Doador desde 1998, o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Bessa, acredita que as pessoas têm mais receio da agulha do que realmente em doar sangue. "É um procedimento indolor, simples e rápido, e que qualquer pessoa pode tirar esse tempinho e fazer desse pequeno sacrifício, esse pequeno gesto que significa muito pra muitas pessoas", diz Bessa.

DOADOR DE MEDULA - Além da necessidade constante de bolsas de sangue, outra preocupação é com a falta de doadores de medula óssea. Para fazer o cadastro é muito simples. A primeira etapa é preencher um documento com informações pessoais. Após isso, é feita a coleta de cinco mililitros de sangue. A amostra é encaminhada para exame de histocompatibilidade e, caso haja algum receptor compatível em qualquer lugar, o doador poderá ser convocado para doação.
De acordo com a Associação Amigos da Medula Óssea, em Rondônia, o cadastro é nacional, mas as doações podem ser feitas até mesmo para pacientes estrangeiros. "Hoje existem quase mil pessoas na fila de transplante de medula que não conseguiram compatibilidade no Brasil. Então a importância de termos pessoas cadastradas, e pessoas que, além de cadastradas, saibam o porquê estão se cadastrando. É a nossa principal função", explica Lindemberg Oliveira, coordenador da associação. Com informações do Portal G1 Rondônia.

Fonte:






Noticia vista 1644 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.