Correio Popular Notícia



JOSÉ COLETO
Aeroporto de Ji-Paraná pode ser interditado

Data da notícia: 14/06/2013
Foto:

(Josias Brito) O presidente da Fundação Ji-Cred/Ji-Paraná, Milton Crevelaro, durante entrevista a imprensa, alertou sobre os perigos no aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, por falta de investimentos. Milton Crevelaro lembrou ainda que a Fundação Ji-Cred pode devolver, neste semestre, a administração do aeroporto, José Coleto ao Estado.?Quero trazer esta preocupação porque o Aeroporto tem um papel fundamental no crescimento, não só do município, mas da região central do Estado de Rondônia?, disse.
O presidente, Milton Crevelaro disse que o motivo é a falta de parceria com a Fundação, que não recebe nenhum recurso do Governo do Estado, para manutenção do aeroporto. Segundo apurou, o governo repassa para Cacoal mais de R$ 100 mil por mês e paga a folha de pagamento dos funcionários do município, enquanto que para Ji-Paraná, a atual administração do aeroporto não recebe absolutamente nada. ?Se as coisas não melhorarem, iremos devolver a administração para o Governo?, lembrou.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130614-151.jpg[/IMG] Conforme empresários do município, a situação caótica em que se encontra o aeroporto foi discutido em reunião entre representantes da ACIJI (Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), onde as informações foram levadas ao conhecimento do MPF (Ministério Público Federal), em Ji-Paraná, que já está envolvido no assunto. Uma audiência publica deverá acontecer, nos próximos dias, para ser debatido sobre o problema do Aeroporto José Coleto. O presidente da Ji-Cred lembra que nos últimos meses, a folha de pagamento cresceu muito e o rendimento caiu, por causa da qualidade do lugar e a suspensão de voos.

SOLUÇÕES - Os empresários cobram ações imediatas das autoridades para solução do problema. ?O aeroporto vive um momento de dificuldade e o governo precisa tomar iniciativas imediatas, pois a Infraero até o presente momento não teve êxito para solucionar o problema?, disseram.
A falta de investimento no Aeroporto de Ji-Paraná, fez com que a Passaredo Linhas Aéreas, suspendesse, provisoriamente os voos com escala para Ji-Paraná. De acordo com assessoria da Empresa, a suspensão dos voos foi devido à baixa demanda no município. ?A Passaredo precisou readequar sua malha aérea e suspender temporariamente sua operação em Ji-Paraná?, lembra, destacando que à previsão para a empresa operar novamente no município é para o mês de agosto.
PISTA - A equipe de reportagem do CP manteve contato com a administração do Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, onde eles confirmaram que houve o problema de desagregamento da pista, no mês de maio, provocando a interdição para pouso de jatos de porte maior, no município. ?Para evitarmos maiores danos na estrutura da pista e um provável acidente inesperado, foi necessário à troca das aeronaves que estão realizando pouso e decolagem no aeroporto?, destacou o administrador do Aeroporto, Antônio Carlos Crevelaro.
O residente do DER em Ji-Paraná, Enivaldo Soares, disse que durante um período de 45 dias, vai acontecer à reconstrução da pista e a construção do novo terminal de passageiros. As obras estão programadas para darem início no segundo semestre. ?Neste período será realizada a reforma completa de toda a pista de pouso e decolagem no aeroporto?, ressaltou Enivaldo Soares.
O secretário de Governo, Romildo Pereira disse que já está em andamento o processo licitatório do Governo do Estado para a reconstrução e ampliação da pista, além da construção do novo terminal de passageiros do José Coleto. ?O Governo da Cooperação vai investir R$ 14 milhões na obra?, anunciou o secretário.

POUSO E DECOLAGENS ? O administrador do aeroporto de Ji-Paraná, Antônio Carlos lembra que diariamente vem ocorrendo dois voos no município com Aeronaves ATR 72. Antônio Carlos lembra que até o dia 03 de julho terá o Voo 9980/9981, com frequência: 2ª, 3ª, 4ª, 6ª e sábado, decolagem de Cuiabá às 7h, pousa em Ji-Paraná as 09h15, decola de Ji-Paraná as 09h40 e pousa em Cuiabá as 11h55. Nas quintas-feiras os voos decolam de Cuiabá às 6hs, pousam em Ji-Paraná as 08h15, decola de Ji-Paraná as 08h40 e pousa em Cuiabá as 10h55.
Antônio Carlos lembra ainda que a partir do dia 4 de julho haverá o voo 9966/9967, com frequência aos domingos a sábados, decolando de Cuiabá às 12h30, chegando em Ji-Parana as 14h50, saindo de Ji-Paraná as 15h15 e pousando em Cuiabá as 17h35. ?Além dos voos acima, temos também a disposição da comunidade o voo 5508/5509, com frequência 2ª, 4ª, 6ª e sábado, decolando de Ji-Paraná as 23h55, pousando em Porto Velho as 01h05, decola de Porto Velho as 05h00, pousa em Ji-Parana as 06h10 e desde da última segunda-feira (11), até o dia 2 de julho, haverá também o Voo 9960/9961, com a frequencia 3ª e 5ª, decolando de Porto Velho as 02h15, chegando em Ji-Parana as 03h15, saindo de Ji-Parana as 04h00 e pousa em Porto Velho as 05h00. Todos estes voos e decolagens estão sendo realizados pelas aeronaves da Empreas Azul Linhas Aereas?, concluiu.

Fonte:






Noticia vista 1805 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.