Correio Popular Notícia




São Francisco sedia Conferência do Meio Ambiente

Data da notícia: 15/06/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130615-131.jpg[/IMG] (Da Redação) O município de São Francisco do Guaporé viveu um momento histórico nesta sexta-feira (14) sediando a Conferência Territorial do Meio Ambiente. Participantes da cidade e dos municípios de Costa Marques, Seringueiras e São Miguel do Guaporé debateram o tema central para este ano: a erradicação dos lixões no Brasil até 2014.
Após a abertura oficial, houve um ciclo de palestras sobre coleta e tratamento de esgoto sanitário, manejo de resíduos sólidos, meios e técnicas para mitigar os problemas gerados pelo lixo e formas de geração de emprego e renda por meio da coleta seletiva e reciclagem.
A engenheira sanitarista e ambienta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Guaporé, Ana Rúbia Parra, em sua palestra apresentou o que há de mais moderno na destinação dos resíduos sólidos, explicando o funcionamento de um aterro sanitário.
O técnico agropecuário da Prefeitura de São Francisco, Edson Piana, trabalhou a questão da geração de renda a partir dos resíduos sólidos. Em sua fala, ele destacou a importância de uma atividade conjunta de associativismo e cooperativismo na transformação do lixo em motor econômico.
A prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Clemente (Lebrinha), destacou o ineditismo do evento e compromisso da atual Administração Municipal para resolver o problema do lixão no município. ?Todos os gestores do Vale do Guaporé estão engajados na busca de uma solução para o problema do lixo em nossas cidades. Hoje é um momento muito importante de discussão com toda a sociedade e os agentes públicos para encontrarmos o melhor caminho, disse a prefeita. Também presentes ao evento, os prefeitos de Costa Marques, Seringueiras e São Miguel do Guaporé que se comprometeram a buscar uma solução conjunta e regionalizada para o problema do lixo no Vale do Guaporé.
O vice-prefeito de São Francisco, José Wellington Drumond Gouveia, comunicou aos presentes a conquista junto ao governo federal de recursos para o município ter 100% de fornecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto. ?Esta Administração conseguiu em Brasília quase R$ 40 milhões que para uma obra que representará uma revolução na qualidade de vida de nossa cidade. Porque água tratada e saneamento básico significam mais saúde, significa menos crianças doentes, menos pessoas nos postos de saúde?, explicou José Wellington.
Seguindo as diretrizes para a Conferência, foram formados grupos de discussão para tratar do tema ?Brasil sem Lixões? e logo após houve a plenária de apresentação das teses tiradas nos debates, a eleição dos delegados para a etapa estadual da Conferência e a aprovação do relatório final desta etapa regional do Vale do Guaporé. Ao término das atividades oficiais e encerrando a Conferência Territorial do Meio Ambiente do Vale do Guaporé, o secretário municipal de Meio Ambiente de São Francisco, Mauricio Pio de Souza, convidou os participantes a plantarem mudas de árvores na praça do Ginásio de Esportes, representando o compromisso com as questões ambientais debatidas. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1491 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.