São Francisco realiza Conferência Municipal de Educação
(Da Redação) A SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de São Francisco do Guaporé realizou ontem (28) a 3ª Conferência Municipal de Educação. Seguindo orientação nacional, o eixo temático deste ano foi o Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130629-231.jpg[/IMG] De acordo com a secretária de Educação, professora Marluce Gabriel, a Conferência é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação. ?Estamos vivendo um momento de intensas manifestações que pedem uma Educação de qualidade, que pede maior participação popular. A Conferência de Educação é a oportunidade da população participar do debate que vai orientar a as políticas públicas na área?, destacou a professora Marluce Gabriel.
Na primeira parte da Conferência, seguiu-se o protocolo de leitura e aprovação do regimento interno e um ciclo de palestras de orientação temática para os participantes. Apresentou-se as diretrizes do Plano Nacional de Educação; uma palestra sobre justiça social, inclusão e direitos humanos; uma explanação sobre o funcionamento dos conselhos municipais; e uma sobre meio ambiente.
A parte da tarde ficou reservada para discussão em grupo, aprovação das diretrizes a serem levadas para etapa estadual e a eleição dos delegados que representarão São Francisco do Guaporé na Conferência Estadual de Educação. Para o vice-prefeito José Wellington Drumond Gouveia, que participou das atividades da conferência municipal, é compromisso e dever de todo representante político abrir espaços de discussão e participação popular. ?Trabalhamos diuturnamente com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. A Educação é fundamental para o desenvolvimento do país e da sociedade. São Francisco tem muito para melhorar e a população deve indicar os caminhos para construirmos o nosso futuro?, destacou o vice-prefeito.
PROJETOS - A prefeita Gislaine Clemente (Lebrinha), que não pôde se fazer presente, ressalta que muitos projetos na área da Educação estão sendo trazidos para o município. ?Estamos buscando mais parcerias com o governo do estado e o governo federal para implantarmos cursos profissionalizantes, oferecendo mais opções de formação e estudo para a juventude de São Francisco do Guaporé?, disse a prefeita Lebrinha.
A Conferência Municipal de São Francisco do Guaporé aconteceu no Ginásio Municipal e contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre profissionais da área da educação e a população em geral. Com informações da Luiz Augusto Rocha ? ACI/PM/SFG....