São Francisco sofre por falta de médicos no hospital regional
(Da Redação) Uma estrutura excelente, várias enfermarias, dois centros cirúrgicos e apenas oito pacientes em todo o hospital. Foi dessa forma que o deputado José Lebrão (PTN) encontrou o Hospital Regional de São Francisco, em uma visita surpresa no último final de semana. A visita deu-se após denúncia de um paciente sobre o péssimo atendimento na triagem. O paciente, mesmo passando mal, foi mandado embora sob a alegação da atendente de que ?atendimento aqui, só se estiver morrendo?.
A visita do parlamentar foi feita de surpresa, acompanhado pela imprensa. Apesar da reclamação no atendimento, Lebrão constatou e fez questão de salientar a excelente estrutura do hospital, que conta, inclusive com dois centros cirúrgicos, mas que não está sendo aproveitado pela população da região, por falta de profissionais em diversas especialidades.
Acompanhado por uma das diretoras do hospital, Tatiana Montenegro e pela Gerente de Enfermagem Luzia Grilo, Lebrão percorreu todos os setores do hospital e ouviu dos poucos pacientes que haviam, elogios à estrutura, mas sempre a reclamação de falta de especialistas.
Tatiana Montenegro reconheceu que se houvesse a disponibilidade por parte do governo em mandar os médicos especialistas para a região, desafogaria em muito o envio de pacientes para Porto Velho. Hoje, segundo a gerente de enfermagem Luzia, faltam especialistas nas áreas de cardiologia, neurologia, pneumologia, hematologia e dermatologia.
Lebrão disse que com a demanda intensa de pacientes na região, aos domingos sai um ônibus lotado com pacientes para Porto Velho, e que em muitas semanas tem que se providenciar dois ônibus para suprir a necessidade. ?Vamos conversar com o secretário de saúde e, se for preciso vamos conversar com o Governador Confúcio para uma solução para a questão do Hospital Regional de São Francisco. Não podemos mais é ver um grande número de pacientes sendo mandados para Porto Velho, apenas porque faltam médicos no hospital que atende grande parte da população do Vale do Guaporé ? afirmou Lebrão?. Com informações da Assessoria.
...