Dia do Cooperativismo deve reunir mais de 1.200 produtores em Nova Brasilândia
Mais de 1 200 produtores rurais estão sendo esperados na Linha 110, km 8, em Nova Brasilândia, no próximo domingo quando o escritório local da Emater promove um Dia Especial sobre Associativismo e Cooperativismo.
Especialistas vindos de Porto Velho e Ji-Paraná, técnicos da entidade e representantes de grandes empresas agropecuárias irão se reunir com os membros das mais de 25 associações de pequenos produtores hoje atuantes no município, um dos maiores produtores de feijão e milho da Zona da Mata.
?Nossa expectativa é de realizar um evento para ficar na história do meio rural aqui de Nova Brasilândia?, afirma, entusiasmado, o técnico agrícola Jeziel Gomes Machado, coordenador do evento.
Um dos convidados para palestrar é o médico-veterinário José de Arimatéia da Silva, que trabalha no escritório regional da Emater em Ji-Paraná há 19 anos. Graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pós-graduado em Gestão do Agronegócio e Administração Rural e mestrando em Gestão Ambiental, Ari, como é conhecido, vai falar sobre melhoria na qualidade do leite e manejo de pastagens. ?É muito grande a responsabilidade de falar diante de público tão grande e que deverá estar especialmente disposto a nos ouvir, por isso estamos preparando uma exposição que seja a mais didática e abrangente possível?.
Engenheira florestal, Helena Silva Santos irá falar sobre recuperação de matas ciliares, outra grande preocupação na região. Um dos projetos bem-sucedidos, que podem ser tomados como modelo para a região, é o do rio Bamburro, deslanchado há cerca de três anos por iniciativa do Poder Judiciário em Rolim de Moura, na pessoa do juiz Maximiliano Deitos.
Elisandra Cristina dos Santos, da equipe local da Emater, irá discorrer sobre segurança alimentar, e, de Porto Velho, Erenilda Ferreira irá falar sobre o tema principal do encontro, que é o associativismo e o cooperativismo.
As inscrições para o Dia Especial estão abertas até o fim do expediente desta sexta-feira, no escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural em Nova Brasilândia (tel. 3418 2557) ou no próprio dia e local do evento.
...