Prefeitura de Ji-Paraná realiza III Conferência Municipal de Cultura
(Da Redação) Discutir as políticas culturais, definir os investimentos para o setor e implementar o Sistema Municipal de Cultura, além de elaborar propostas para colaborar com as conferências estadual e nacional. Estes são desafios da III Conferência Municipal de Cultura em Ji-Paraná marcada para sexta-feira (12), no auditório da Câmara de Vereadores.
O encontro que vai reunir os fomentadores culturais começa às 8h e terá como eixos temáticos a Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento. ?Este é o momento definir metas e traçar objetivos para a cultura do nosso município?, afirmou a presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná, Keila Barbosa. A autarquia realiza a Conferência Municipal que produzirá uma carta com as principais propostas e definirá os representantes da etapa estadual.
São aguardados na Conferência os artesões, artistas, fotógrafos, web designer, comediantes, educadores, pesquisadores, além de representantes indígenas, quilombolas, pescadores, soldados da borracha, enfim todos os fomentadores culturais. Conforme divulgou Keila Barbosa a programação compreenderá diversas atividades entre 8 e 18 horas, iniciando pelo credenciamento. Às 8h30 acontece a abertura com a presença de autoridades. Chicão Santos, representante do Ministério da Cultura fala sobre a Implementação do Sistema Municipal de Cultura; às 9h30 é a vez de Jória Lima comentar sobre Cidadania e Direitos Culturais; ainda na parte da manhã Fabiano Barros apresenta a Cultura e o Desenvolvimento.
As proposições tem inicio às 10h30 e continuam após a pausa para o almoço com retorno dos trabalhos às 13h30. Os participantes votarão as propostas a partir das 15h30. Para às 17h30 está prevista a eleição dos delegados que vão à etapa estadual.
INVESTIMENTO - A prefeitura de Ji-Paraná está investindo na cultura, e tem ampliado a sua atuação estendendo as ações para um número maior de pessoas. A Escola de Música Walter Bartolo em breve tem ter uma extensão no primeiro distrito.
A Casa do Artesão passa por reforma, e ainda em 2013 a Fundação Cultura deve ter novo endereço. Estas mudanças visam facilitar o acesso à cultura. Além da parte estrutural outras ações tem envolvido a comunidade nas atividades da Fundação Cultural. Na busca por recursos está em andamento um cadastramento na Fundação Cultural dos agentes culturais. Keila Barbosa comenta que através da identificação dos fomentadores é possível receber investimentos do Ministério da Cultura. ?Ressalto que a participação de todos na Conferência é importante?, detalhou a presidente da Fundação Cultural, acrescentando que é desta maneira que todos os segmentos serão beneficiados e incentivados. Com informações da Assessoria.
...