Cultura de Urucum ganha dia especial em São Francisco do Guaporé
(Da Redação) A EMATER (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia), apoiada pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Guaporé, IDARON (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril) e a Secretaria de Agricultura, realizou na manhã de ontem (09) um dia especial sobre a cultura do Urucum.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura, hoje em São Francisco do Guaporé existem cerca de 50 produtores rurais que cultivam o Urucum para o comércio. A média de colheita é de 100 sacas por hectare sendo que em todo o Brasil a produção chega a render 12 mil toneladas por ano.
Para o secretário municipal de Agricultura José Wellington Drumond Gouvêia, a produção começou a alavancar em 2013 com a ajuda da secretaria que está sempre presente ajudando os produtores na preparação do terreno para o plantio bem como auxiliando nas vendas que tendem a melhorar ainda mais.
O secretário lembra ainda que vários profissionais estão sendo treinados para que os produtores tenham a quem recorrer quando tiverem alguma dúvida, já que o acompanhamento está sendo feito de perto em mais uma parceria da prefeitura com o homem do campo. O Urucum é usado para culinária, fabricação de tintas e esmaltes entre outras utilidades, pode ser cultivado em qualquer clima já que a forma de arbusto facilita o cuidado com as pragas.
O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores e contou ainda com a participação de três pesquisadores do instituto Agrônomo de Campinas ? IAC. Com informações de Patrícia Florentino ? ACI/PM/SFG.
...