Correio Popular Notícia



SAÚDE
Ji-Paraná terá Centro de Traumatologia

Data da notícia: 11/07/2013
Foto:

(Josias Brito) O Hospital Municipal de Ji-Paraná terá em breve, equipamentos tomográfico para realização de diversos exames complexos que antes eram realizados somente na rede particular ou em Cacoal e Porto Velho. Nos próximos dias, estará sendo concluída a instalação dos aparelhos que serão responsáveis em realizar exames de tomografia computadorizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130711-151.jpg[/IMG] A instalação do aparelho no HM em Ji-Paraná, só foi possível graças a parceria entre a Prefeitura, que disponibilizou de espaço no Hospital Municipal e do Governo do Estado, que alocou junto a empresa, os aparelhos que estão sendo instalados no município. A população de Ji-Paraná terá a disposição o mais moderno tomógrafo da região, que atenderá a comunidade que reside próximo ao município.
O espaço deverá ser especializado em traumatologia, mas poderá atender também a outros tipos de pacientes. ?Teremos um centro de referência na especialidade no município?, lembrou o secretário de Saúde, Renato Furverk.
Segundo o secretário, os aparelhos deverão ser liberados para exames nos próximos 30 a 40 dias, após a equipe de Porto Velho, conferir e liberar os profissionais a operá-los. Os aparelhos atenderão aos pacientes de Ji-Paraná e região, através de plantões no local. A realização e os diagnósticos dos exames estarão a cargo da equipe de profissionais médicos e técnicos que trabalharão no centro.
Será agregado ao serviço todos os recursos tecnológicos da área de transmissão de imagens, tornando o serviço rápido e eficiente, em todas as suas etapas.
?O Hospital Municipal terá um equipamento próprio de tomografia computadorizada, e de última tecnologia?, destacou o secretário Municipal de Saúde. O aparelho é utilizado em diagnóstico de doenças graves, como o câncer, fraturas complexas, como a de coluna, entre outros exames de alta complexidade.
A negociação foi conduzida pelo Prefeito Jesualdo Pires que manifestou sua alegria em ter um centro de Traumatologia em Ji-Paraná, "Sempre tivemos uma luta pela Saúde de nossa Cidade, mais que um compromisso Político é um Juramento como Médico?, disse o prefeito. O vereador Edilson Vieira (PMDB) enalteceu a instalação dos aparelhos no município. ?Os aparelhos serão terceirizado, sendo que o município ofereceu o local e o Governo do Estado cuidará da instalação e da manutenção dos mesmos?, lembrou o vereador.
CUSTO - Hoje, se uma vítima de acidente chega ao hospital, há pessoal e equipamentos para todo o atendimento de emergência, inclusive pequenas operações. Mas, se precisar de um exame tomográfico, o paciente precisava, por exemplo, ser conduzido a cidade de Cacoal, ou até mesmo para Porto Velho para ser atendido, e isso elevava o custo para o município. ?Com o novo espaço, tudo poderá ser feito aqui?, assinala o vereador.
O Centro de Trauma vai se enquadrar na Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências. Para o vereador Edilson Vieira, a postura da prefeitura sempre foi de buscar resolver a situação. ?Só temos a elogiar o esforço do prefeito Jesualdo Pires, do secretário Renato Furverk e de todos que com a gente estão disponibilizando um serviço adequado e que será prestado dentro das necessidades do município?, elogiou.

Fonte:






Noticia vista 1439 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.