NOTAS DOS MUNICÃPIOS
JARU I
A capacitação aconteceu na última terça-feira (09) no auditório da Escola Capitão Silvio de Farias, com o objetivo de atualizar e reciclar os profissionais. ?Várias vacinas são inseridas no mercado constantemente e os nossos profissionais devem estar aptos?, explica a Coordenadora da Atenção Básica em Jaru, a enfermeira Silvana Capiche. O curso foi ministrado por técnicos de imunização da Regional de Ji-Paraná. E contou com a participação de 40 pessoas, entre técnicos em enfermagem, enfermeiros, e profissionais de salas de vacina.
JARU II
Segundo Silvana as capacitações devem ser continuas. ?Há três anos fazÃamos apenas reuniões e entendemos que a formação é primordial?, frisou. Ainda segundo ela os resultados, são percebidos na melhoria na qualidade do atendimento prestado pelos profissionais. ?Eles trabalham com mais consciência?, completou Silvana.
ARIQUEMES
A Prefeitura de Ariquemes, através da SEMSAU (Secretaria Municipal de Saúde), preparou uma ação especial para os caminhoneiros. O projeto Saúde dos Caminhoneiros está sendo realizado na Policia Rodoviária Federal, na BR 364, e ocorre até hoje (12), no horário das 8h à s 13h. A iniciativa do SAE (Serviço de Assistência Especializada) de Ariquemes é promover uma conscientização quanto a prevenção das Doenças Sexualmente TransmissÃveis (DST/AIDS), bem como orientar quanto aos riscos de hipertensão arterial, diabetes, obesidade e problemas posturais.
ROLIM DE MOURA I
O prefeito de Rolim de Moura, Cesar Cassol, participou na última terça-feira (09) do segundo dia de discussões da Marcha Nacional dos Prefeitos, que acontece até a próxima quinta-feira em BrasÃlia. Em sua fala no evento, fez duras crÃticas à presidente Dilma Roussef, que, por conta da redução de impostos da indústria automobilÃstica, acabou retirando grande parcela de recursos dos municÃpios de todo paÃs. Com a participação de prefeitos de todo o paÃs, o evento deste ano foi marcado pela insatisfação da grande maioria dos gestores, com os repasses federais para suas cidades. Organizada pela Confederação Nacional dos MunicÃpios (CMN) a marcha teve participação maciça dos filiados da AROM, a Associação dos MunicÃpios de Rondônia. Um faixa com os dizeres ?os prefeitos de Rondônia pedem socorro? foi levada.
ROLIM DE MOURA II
?A presidente faz polÃtica com chapéu dos outros. Ela dá incentivo para meia dúzia de montadoras estrangeiras, para um bando de burgueses, enquanto o povo que mora nas cidades fica sem esses recursos. Tem que investir em produção, incentivar o homem do campo, a geração de emprego, não só o consumo. Tomara que ela mude esse pensamento. Os municÃpios precisam muito desses recursos retirados?, lembrou Cesar. O prefeito aproveitou a viagem para percorrer os gabinetes dos deputados e senadores da bancada rondoniense para buscar recursos e saber como está o andamento de algumas emendas parlamentares. Segundo ele, cerca de R$ 8 milhões de reais estão garantidos a obras emergenciais, construções de pontes de concreto e mais pelo menos R$ 1,5 milhão para compra de máquinas e equipamentos para a secretaria de obras, emenda do senador Ivo Cassol.
...