Ji-Paraná terá Conferência sobre o Meio Ambiente
(Da Redação) Com o tema ?Vamos Cuidar do Brasil ? Resíduos Sólidos: um Brasil sem Lixões?, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) vai organizar dias 29, 30 e 31 de julho a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente. O evento ocorrerá em Ji-Paraná nas dependências do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) e da UNIR (Universidade Federal de Rondônia). O grande objetivo é encaminhar propostas concretas sintonizadas com a Lei 12.305, de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem, entre seus pontos principais, a extinção total dos lixões no Brasil até 20214.
Soluções de grande envergadura e árduas para os municípios serão necessárias para o enfrentamento dos problemas ambientais, decorrentes do grande volume de lixo gerado atualmente. Segundo a última edição do estudo ?Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil?, cada brasileiro gerou em média 383 quilos de lixo em 2012, o que resultou em 64 milhões de toneladas em todo o território nacional. Deste total, o Estado de Rondônia contribuiu com 1.200 toneladas e a cidade de Ji-Paraná com cerca de 80 toneladas por dia.
?É de fundamental importância a participação da população nesta discussão, pois é o momento em que poderão ser expostas as nossas preocupações sobre o assunto. Será a ocasião em que a cidade poderá se mobilizar para buscar efetivamente os recursos junto ao governo para implantar seus aterros sanitários?, declara o Secretário de Meio Ambiente, Reinaldo Pereira de Andrade.
A abertura solene desta etapa municipal será no dia 29 a partir das 19h30, pouco antes da palestra ?Plano Setorial de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos do Município de Ji-Paraná. No último dia do evento uma sessão plenária definirá e aprovará as propostas que serão levadas à etapa estadual da conferência. Com informações da Assessoria.
...