Correio Popular Notícia



AEROPORTO
Ji-Paraná perde outro voo

Data da notícia: 16/07/2013
Foto:

(Josias Brito) O Aeroporto Regional José Coleto, localizado no município de Ji-Paraná, região central do Estado de Rondônia, ficará sem voos no estadual a partir de 05 de agosto. A Azul Linhas Aéreas pretende suspender as operações para o Aeroporto, por tempo indeterminado. Com a mudança, a segunda maior cidade de Rondônia vai perder os voos para Porto Velho e Vilhena, saindo do município.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130716-151.jpg[/IMG] Os voos com destino para Ji-Paraná e Porto Velho seriam somente por meio de Cuiabá, aumentando as horas de voos. Segundo informações da assessoria da Azul Linhas Aéreas, a partir do mês de agosto, quem precisar vir para Ji-Paraná, ou sair do município para Porto Velho, terá a rota de viajar para Cuiabá, para depois fazer uma conexão para os municípios de origem. A mudança, já foi aprovada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), conforme informou a própria assessoria.

A Azul é a segunda empresa a suspender voos no aeroporto de Ji-Paraná, em menos de um ano. A Passaredo Linhas Aereas, suspendeu, provisoriamente os voos com escala para Ji-Paraná. De acordo com assessoria da Empresa, a suspensão dos voos foi devido à baixa demanda no município. ?A Passaredo precisou readequar sua malha aérea e suspender temporariamente sua operação em Ji-Paraná?, lembra, destacando que à previsão para a empresa operar novamente no município ainda este ano.

Um dos motivos que levou a empresa a tomar a decisão de suspender os voos no Estado foi a suspensão da redução de ICMS para querosene de aviação em Rondônia. O benefício aplicado em vários estados para incentivar a aviação comercial, deixou de ser oferecido no Estado prejudicando as empresas.

O incentivo através da redução do ICMS da aviação comercial é praticado em pelo menos 12 estados, inclusive os de maior porte, como Minas Gerais. Em Rondônia, estado em franco desenvolvimento, a vantagem também foi oferecida às companhias aéreas. Os voos diários realizados pelas empresas Trip e Azul em Rondônia chegam e partem lotados de Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.

A decisão de suspender o incentivo levou a empresa a solicitar junto a Anac, a paralisação dos voos no interior do Estado. Sem o benefício às aeronaves serão abastecidas nos estados vizinhos (Mato Grosso e Amazonas, que concedeu o benefício recentemente) com sérios prejuízos para Rondônia.

[b]PASSAGEIROS ?[/b] A administração do Aeroporto José Coleto informou que foi realizado um levantamento, constatando que somente no itinerário que sai de Ji-Paraná à Porto Velho, no ano passado houve 8.620 embarques para Porto Velho, saindo do município, num total de 30 pessoas por dia. ?A falta de passageiros não é e não pode ser a razão para suspensão do voo entre Ji-Paraná a Porto Velho, pois somente no inicio de ano ocorreram 1.483 embarques de pessoas com destino a capital do Estado, um total de mais de 30 pessoas por dia?, concluiu.

[b]CRESCIMENTO ?[/b] A noticia de mais uma suspensão de voos no aeroporto de Ji-Paraná, deixou as agências de viagens, mas uma vez preocupadas pois além de provocar prejuízos, ainda interferirá no crescimento do município. Segundo o presidente da ACIJIP (Associação Comercial de Ji-Paraná, Alexandre Dartiballi, a suspensão de voos em Ji-Paraná preocupa a todos, pois prejudica o crescimento e desenvolvimento da cidade. ?Perdendo mais este voo de Ji-Paraná a Porto Velho, sendo que a demanda é grande, por causa disso, Ji-Paraná e região ficarão prejudicados.

Os empresários e todo o comércio serão prejudicados, pois a suspensão de suas operações no Aeroporto, até Porto Velho prejudica a toda a população da região central do Estado de Rondônia?, ressaltou.

[b]PREJUÍZOS -[/b] As agências de viagens de Ji-Paraná, temem novos prejuízos na venda de pacotes turísticos. Segundo agências locais, mesmo com os esclarecimentos dos representantes das empresas, a suspensão repentina dos voos podem voltar a ocasionar o aumento nas tarifas de passagens aéreas na região, já que agora será necessário vender passagens de outros trajetos, ficando mais caras as passagens. ?A informação nos deixa bastante preocupados, pois não sabemos o que vai acontecer com os passageiros que precisam sair de Ji-Paraná urgente, com destino a Porto Velho e terão que ir para Cuiabá para depois chegarem a capital do estado?, desabafou o presidente da Acijip.

Fonte:






Noticia vista 1912 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.