Ser amigo, o segredo da felicidade
*Por Monsenhor Jonas Abib
No próximo sábado (20), comemoramos o Dia Internacional da Amizade. Justamente nesse tempo estamos vivenciando a Semana Missionária. E como é bonito ver tantos jovens estrangeiros vindo ao Brasil e trazendo na bagagem o seu sorriso, a sua amizade, a sua oração!
A palavra de Deus é exuberante quando nos fala da amizade: "Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade da sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois o seu amigo lhe será semelhante" (Eclo 6, 14-17).
Amigo não é apenas um conhecido, colega ou companheiro. Não! Amigo é amigo. Se eu quisesse definir teria de encontrar as palavras certas e o conceito exato, porque amigo não é uma coisa comum. É por isso que a Palavra de Deus nos diz que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro. Um amigo pode nos transformar. Ele atinge o coração e alcança aquele lugar que ninguém consegue chegar.
O amigo é capaz de mostrar a realidade e nos dizer as verdades que não gostaríamos de ouvir. Mas como o amigo é amigo, acabamos escutando. Muitas vezes, nos chateamos, afastamos, ficamos sem nos comunicarmos, mas passam as horas, os dias e logo a gente pensa melhor, entende, acolhe, se dobra e tudo muda. Às vezes até brigamos, nos revoltamos, mas porque amigo é amigo, não conseguimos ficar longe.
A amizade é mais forte do que qualquer briga ou revolta. E, que bom que é assim! Ter amigos é essencial. Ser amigo é o segredo da vida, da vitória e da felicidade. O verdadeiro amigo é um grande tesouro!
*Monsenhor Jonas Abib é Fundador da Comunidade Canção Nova e presidente de honra da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP).
...