Agricultores participam de curso sobre o cultivo do cacau
(Da Redação) O curso faz parte do projeto ?Aprender Fazendo? da CEPLAC (Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira do Estado de Rondônia), em parceria com a EMATER ( Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia), ONG EPA (Organização não Governamental Evitando a Poluição do Ambiente), Prefeitura de Jaru, Casa do Cacau, entre outros que consiste na capacitação dos produtores rurais.
A formação teve como objetivo o fortalecimento das organizações sociais e produtivas da agricultura familiar em três vertentes: social, ambiental e econômica. O curso ensinou técnicas de adubo, compostagem, poda e a fabricação de chocolate e seus derivados que foram servidos ao término do curso.
O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, número que superou a expectativa dos organizadores. Segundo o extensionista rural, João da Cruz esse é o segundo maior público, das quatro etapas realizadas, o maior foi atingido em Bom Jesus com 180 pessoas.
A 1ª etapa aconteceu em Tarilândia, a 2ª no Vale do Anari, a 3ª em Jaru, etapa concluída na última quinta-feira (18), com a instalação de uma unidade de Cacau Agroecológico na propriedade onde o curso foi ministrado. ?A meta é não usar veneno?, disse João da Cruz.
Nesse período, aproximadamente 500 pessoas foram orientadas pelos técnicos e 300 assistidas. O vice-prefeito Inaldo Pedro Alves, disse que é importante investir na capacitação, para garantir que os produtores continuem nas suas propriedades. ?Não é só produzir, mas também vender?, destacou.
Inaldo, disse ainda que durante a feira agropecuária que acontece nos meses de agosto e setembro, a agricultura familiar tem espaço garantido para expor e vender os seus produtos.
Os cursos deverão ser realizados também nos municípios de Theobroma e Jorge Teixeira, com encerramento geral, programado para o dia 15 de novembro, onde os participantes de todas as etapas se reúnem em um grande evento, para apresentar sugestões de políticas públicas para a agricultura familiar as autoridades competentes. Com informações da Assessoria.
...