Tudo Pronto para a Conferência de Meio Ambiente
(Da Redação) A etapa local da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, cujo tema este ano é ?Brasil sem lixão?, tem início na próxima segunda-feira, dia 29, a partir das 19h30, no auditório do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130727-152.jpg[/IMG] Organizado pela SEMEIA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) da prefeitura de Ji-Paraná, o evento transcorrerá nos dois dias seguintes, 30 e 31, com palestras, visita técnica, discussões temáticas em grupos e a escolha dos delegados que representarão a cidade na etapa estadual da conferência.
A ampla divulgação na mídia e a distribuição de dois mil panfletos em pit stops no primeiro e no segundo distrito de Ji-Paraná foram ações desenvolvidas esta semana para divulgar o acontecimento.
A abertura contará com a presença do prefeito Jesualdo Pires e do secretário de Meio Ambiente, Reinaldo Pereira de Andrade, além de representantes dos órgãos ambientais sediados na cidade de Ji-Paraná, entre eles o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Estadual Ambiental e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Em seguida terá lugar a palestra inicial com título ?Plano setorial de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos do Município de Ji-Paraná?, que ficará a cargo do consultor ambiental Márcio Pires.
DEBATE - Os quatro eixos temáticos que orientarão os debates no segundo dia são ?Produção e Consumo Sustentáveis?, ?Redução de Impactos Ambientais?, ?Geração de Emprego, Trabalho e Renda? e ?Educação Ambiental?. De acordo com Kátia Regina Casula, assessora executiva da Semeia e coordenadora desta fase municipal da conferência, já há delegados inscritos dos seis segmentos representativos da comunidade, número que já contribui para conferir legalidade jurídica ao evento. Ainda segundo a coordenadora, um dos objetivos da etapa em Ji-Paraná é analisar e entender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e também discutir a implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, o deverá ocorrer até 2014, quando termina o prazo para que todos os lixões do País sejam extintos. Com informações da Assessoria....