PRF apreende três caminhões com madeira
A Polícia Rodoviária Federal realizou abordagem em três caminhões que transportavam madeira e descobriu que as guias para o transporte dos mais de 100 metros cúbicos de espécies raras estavam falsoficadas.
Conforme a polícia, as espécies de Cerejeira, Copiúba, Garapeira, Ibirema e Tauari foram apreendidas em Espigão do Oeste e seriam beneficiadas em serralherias clandestinas na região próxima ao município.
A madeira foi levada para o pátio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pimenta Bueno. A apreensão foi resultado da Operação Nota Fria, coordenada pelo Ibama com o apoio da Polícia Federal (PF) de Pimenta Bueno, PRF e Polícia Militar. A madeira estava sem nota fiscal e algumas toras tinham a guia florestal falsificada. A multa para este tipo de crime é de R$ 300 por metro cúbico de madeira apreendida.
Os motoristas das carretas foram levados para a Base da PF em Pimenta Bueno, que é responsável pelo monitoramento das áreas indígenas de Roosevelt. A polícia suspeita que a madeira tenha sido extraída desta terra indígena.
De acordo com o coordenador da Operação, João Roberto de Moraes, a dificuldade é saber a origem da madeira, já que muitas áreas fazem o manejo florestal autorizado. Ele explicou que muitos destes procedimentos são feitos sem critério, dificultando a fiscalização.
Desde março já foram apreendidos mais de seis mil metros cúbicos de madeira sem origem comprovada. Segundo levantamento feito pelo Ibama, as áreas onde há maior extração de madeira ilegalmente são os municípios de Buritis, Alto Paraíso e Cujubim.
...