Produtor jaruense conhece vantagens do cultivo hidropônico
(Da Redação) A hidroponia consiste no cultivo sem o uso de solo, onde as plantas são alimentadas por uma substância nutritiva composta por água e nutrientes. Os nutrientes saem do solo, porém são preparados em laboratório, tais como ferro, potássio, cobre, nitrogênio e outros micro nutrientes.
A produção hidropônica apresenta diversas vantagens, entre elas, a maior produtividade por área, maior retorno financeiro, ocupa pouco espaço, uso racional da água e fertilizantes, apresentar produção de alimentos limpos e de qualidade.
Israel Luz Caetano trabalha com horticultura há 20 anos, sendo eles destinados a produção da alface convencional, e apenas os últimos seis meses dedicados ao cultivo hidropônico. Atualmente Israel produz 200 maços de alface por dia, média de 6 mil por mês, e anteriormente produzia apenas 100 pés.
Segundo Israel essa é uma prática de baixo custo, mais higiênica e com garantia de qualidade do produto. ?Uma saída para quem quer combater pragas e insetos sem utilizar agrotóxicos?, destaca Israel. Com 50% da horta concluída, Israel já investiu R$ 30 mil de recursos próprios, oriundos da produção, segundo ele para concluir são necessários mais R$ 50 mil.
Atualmente produz apenas alface, por causa da falta de espaço, e há 19 anos entrega o produto para uma única rede de supermercados, mas há pretensão de expandir a produção, produzindo também rúcula e couve para comercializar para outras empresas. Ao visitar a horta a prefeita, Professora Sonia, falou da importância do produtor rural para a economia e desenvolvimento do município e que a administração está aberta para apoiar os produtores rurais. ?Estamos trabalhando para garantir apoio aos pequenos produtores, fortalecendo a agricultura familiar, eles são fundamentais para a economia e sustento do município?, completou a prefeita.
O produtor recebe com surpresa a visita da prefeita. ?Os gestores não olham para o pequeno produtor e nós somos responsáveis por 70% da produção e receber a prefeita aqui é sim uma grande surpresa?. O seu Israel trabalha na agricultura familiar e dobrou a sua produção, depois que começou a cultivar o alface hidropônico, mas encontra dificuldades em contratar linhas de financiamento, por causa da regularização fundiária. A prefeita, Professora Sonia reafirmou o compromisso de regularizar as propriedades. ?Já estamos trabalhando para regularizar as propriedades, aliás, o desenvolvimento da nossa cidade depende do homem do campo?, disse a prefeita.
CAPACITAÇÃO - A SEMAGRA (Secretaria Municipal de Agricultura) prevê a oferta de 50 cursos profissionalizantes para o homem do campo em 2013, entre eles a hidroponia. ?Como qualquer outra atividade a hidroponia requer conhecimento técnico, para isso é necessário capacitar o produtor rural para promover a geração de renda na agricultura familiar?, explica o secretário de agricultura Waltenes Diniz. ?É hora de modernizar na agricultura com menos agressão ao meio ambiente. Essa é a nova gestão de Jaru?, finaliza o secretário da SEMAGRA, Waltenes Diniz. Com informações da Assessoria.
...