Escolas de Ouro Preto em ritmo de eleições
As escolas municipais de Ouro Preto do Oeste estão em ritmo de campanha eleitoral. Educadores pleiteiam uma vaga para os cargos de diretor e vice. Segundo informações da Semece (Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes) a votação está prevista para o dia 14 de novembro.
O prefeito Braz Resende assinou nesta terça-feira (21) o decreto que regulamenta as eleições nas escolas municipais de Ouro Preto. O secretário municipal de educação, Paulo Bicalho, informou que o processo de eleições para diretores e vice é o cumprimento da gestão democrática prevista na constituição: ?Os diretores e vice serão eleitos através do voto direto, onde votarão os pais dos alunos menores, os alunos maiores de 16, e os servidores da escola?, disse Paulinho.
CRITÉRIOS - Para concorrer aos cargos os candidatos precisam ter formação específica para área, além de ser obrigatório que o mesmo seja servidor na escola: ?a primeira exigência é que o candidato esteja lotado na escola no mínimo há seis meses e tenha cumprido estágio probatório. Precisa ser pedagogo com pós-graduação em administração escolar. Professores graduados em áreas específicas como: história, geografia, entre outros, não poderá desfalcar a sala de aula?, informou a diretora do departamento pedagógico Marley Berchó de Lucena, ressalvando que caso a esola não tenha um profissional habilitado nestas graduações, as eleições serão feitas na modalidade ensino médio, onde exigi-se no mínimo o magistério.
Marley destacou que algumas escolas terão chapa completa (diretor e vice-diretor), outras terão eleições apenas para o cargo de diretor: ?Para ter chapa completa a escola precisa ter a partir de 240 alunos, é o caso das escolas: Benjamim Constant, Fernando de Azevedo, Manoel Santos, 22 de dezembro, Rosalina Siqueira, e Lenita Simão Borges Canuto (Creche Tia Lenita). As escolas que possuam de 100 a 239 alunos terão eleições apenas para diretores, e são elas: Rondominas (no distrito de Rondominas), Sininho, Leãozinho, Disneylandia, Paulo Freire, e Édina Carioca. Nas escolas polos nós temos a 28 de Novembro, Maracatiara, e Brasília que também terão eleições para diretor apenas?, acrescentou Marley.
O secretário de educação afirmou que a campanha já começou e a disputa este ano promete agitar as escolas do município: ?É uma oportunidade que o professor tem de mostrar talentos que transcendem às salas de aula. Por isso a disputa é tão acirrada?, confidenciou Paulo Bicalho.
...