Ji-Paraná recebe duas apresentações do Sonora Brasil
(Da Redação) Depois de três anos fora do circuito nacional da Mostra Sonora Brasil, formação de ouvintes musicais do Sesc, Ji-Paraná recebe o evento desde ontem (13) e encerra hoje (14), no Teatro Dominguinhos. A prefeitura municipal através da Fundação Cultural apoia o evento que chegou este ano à 16ª edição. Em Rondônia a Mostra vai acontecer também em Porto Velho, Ariquemes e Vilhena, além de Ji-Paraná.
Nesta edição Tambores e Batuques circularam na região norte, centro oeste e nordeste. Tambores e Batuques trás manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que tem o tambor como um elemento fundamental, e em alguns casos sagrado. Quatro grupos apresentam a cultura destes povos vindos das diversas regiões do Brasil e em Rondônia o grupo sons da Beira fará participações especiais.
A Mostra Sonora Brasil realizará 450 concertos em 128 cidades brasileiras na edição 2013. Para ontem o Grupo Alabê Ôni do Rio Grande do Sul apresentou um repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes, manifestações da cultura negra gaucha ligadas a tradição religiosa e profana. O Grupo se apresentou gratuitamente a partir das 19h30.
O grupo especialmente formado para o projeto Sonora Brasil é integrado pelos músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Walter ?Pingo? Ferreira e Kako Xavier. Além de músicos os quatro são pesquisadores que se dedicam a recuperação da história do tambor de sopapo, o Grande Tambor. A presidente da Fundação Cultural Keila Barbosa comemorou a inserção de Ji-Paraná no circuito do Sesc, e o retorno do município à este projeto que busca despertar no público um olhar critico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no pais. Keila informou que o evento no município foi divido em dois dias de apresentações, e teve entrada franca.
Hoje, dia 14 o Grupo Sons da Beira (RO) vai realizar a sua apresentação. O projeto propicia ao músico a circulação de seu trabalho para além de sua região de origem. Ji-Paraná retorna ao circuito depois de várias reuniões e um trabalho intenso da equipe da Fundação Cultural junto ao Sesc, e graças ao apoio da Prefeitura de Ji-Paraná. Com informações da Assessoria.
...