Correio Popular Notícia




Ji-Paraná terá plano de macrodrenagem

Data da notícia: 20/08/2013
Foto:

(Da Redação) A prefeitura de Ji-Paraná realizou audiência pública na última sexta-feira (16), na Câmara de Vereadores, com o objetivo de apresentar à população o Plano Municipal sobre Macrodrenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais de Ji-Paraná. O evento discutiu o recolhimento adequado do grande volume de água de chuva, comum nesta região do país, um dos pilares que sustentam o Plano Municipal de Saneamento Básico de Ji-Paraná, do qual fazem parte ainda o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário e o tratamento correto de resíduos sólidos.
Estiveram presentes na audiência muitos cidadãos ji-paranaenses, presidentes de várias associações de bairros, vereadores municipais, a empresária Ana Gurgacz, em nome do senador Acir Gurgacz, além de representantes dos deputados Marcos Rogério e Anselmo de Jesus. Na abertura, o vice-prefeito Marcito Pinto (PDT) ressaltou que é preciso preparar o município para o grande crescimento esperado dos próximos anos. ?São projetos grandiosos que precisam de tempo para ser implantados, muito importantes para atender às demandas de uma cidade que tem pressa em se desenvolver?, enfatizou em seu discurso de abertura.
Márcio Chaves, presidente da consultoria Fundamento MCP, contratada para a elaboração deste Plano sobre Macrodrenagem deu sequência à apresentação do conteúdo, ressaltando a importância do planejamento das cidades e afirmando que Ji-Paraná está fazendo bem a ?lição de casa?, ao enquadrar-se entre os 3% dos municípios brasileiros que possuem planos setoriais de saneamento básico em fase de execução.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130820-151.jpg[/IMG] ?Hoje já se sabe que para cada um real investido em saneamento básico, economiza-se quatro reais em saúde pública?, afirmou o consultor. Ele alertou ainda que os municípios que não apresentarem os respectivos planos de saneamento básico não terão direito a repasses de verbas federais a partir de 2014. Depois de uma apresentação técnica que pontuou itens de ordem técnica como os Projetos de Microdrenagem, o Plano de Intervenções Físicas, o Plano Emergencial de Mesodrenagem e o Levantamento Topográfico e Geológico, Chaves solicitou que os cidadãos presentes dessem suas contribuições.
O que de fato aconteceu. Muitas foram às intervenções da plateia, onde também se encontravam professores do Departamento de Engenharia Ambiental da Unir. Todas elas foram assinaladas e deverão ser apreciadas para serem devidamente incluídas, parcial ou totalmente, no Plano de Macrodrenagem de Ji-Paraná. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1473 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.