Desempenho de microempresas é discutido em Ji-Paraná
(Da Redação) O município de Ji-Paraná sedia o seminário sobre a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, com foco em compras governamentais. O evento começou ontem (20) e se encerra hoje. A agenda do seminário inclui encontro de prefeitos, responsáveis pela inclusão de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais nas licitações públicas. Esse está sendo o terceiro evento do gênero, depois dos ocorridos em julho, em Pimenta Bueno e São Miguel do Guaporé.
O seminário, de nome Fomenta Regional de Ji-Paraná, abordou, além de compras governamentais e indicadores de desempenho do setor, casos de sucesso e a participação das microempresas nas vendas contratadas pelo governo de Rondônia, além de encontro de prefeitos do estado.
Presentes ao evento, no Maximus Hotel, estiveram representantes do governador de Rondônia, Confucio Moura, Walter Coimbra, do Tribunal de Contas do estado, Vitorino Cherque, presidente da AROM (Associação de Municípios de Rondônia), o superintendente de licitações públicas rondoniense, Márcio Rogério Gabriel, além de André Spínola, gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, e Pedro Teixeira Chaves, superintendente do Sebrae/RO.
Abrindo o seminário Fomenta, André Spínola falou sobre a importância do agente de desenvolvimento como indutor de transformação. Flávia Ferrer, da FF/e-Stratégia Pública Nacional, abordou o desempenho das compras governamentais. O ex-prefeito de Colider [MT], Celso Banasesk retrata caso de sucesso de práticas e resultados com a implantação da Lei Geral da MPE.
Fechando o primeiro dia do seminário, houve palestra com Ana Maria Vieira Neto, do Ministério do Planejamento. O superintendente de licitações de Rondônia, Márcio Gabriel, falou com foco volume de compras das microempresas em Rondônia, enquanto o prefeito de Crissiumal [SC], Walter Luiz Heck, destacou a comunidade na promoção do desenvolvimento local.
PAINÉIS E OFICINAS - Hoje (21), a agenda do Fomenta Regional Ji-Paraná terá painel sobre a agricultura familiar na merenda escolar, com Luiz Pipovar, do Sebrae Nacional, além das oficinas sobre como negociar no campo, compras governamentais e como fazer da cooperativa um empreendimento de sucesso, com o produtor e consultor Jorge de Souza. Haverá ainda encontro de oportunidades e de agentes de desenvolvimento. Com informações da Assessoria.
...