Correio Popular Notícia




Autoridades discutem problemas no Aeroporto de Ji-Paraná

Data da notícia: 23/08/2013
Foto:

(Josias Brito) O MPF (Ministério Público Federal) Procuradoria da República em Ji-Paraná, traz ao município hoje (23), representantes da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da SAC (Secretaria de Aviação Civil), para discutirem em Audiência Pública o problema do Aeroporto José Coleto. Além dos representantes da ANAC e da SAC, participarão da audiência representantes da Fundação Ji-Cred, órgão responsável pela administração do aeroporto, do Governo do Estado, do DER (Departamento Estadual de Infraestrutura Terrestre) e da Prefeitura de Ji-Paraná. O evento está programado para dar início a partir das 14h de hoje no auditório da Câmara de Vereadores.
O Coordenador da Procuradoria da República em Ji-Paraná, Henrique Felber Heck, disse durante entrevista exclusiva ao CP, que a intenção do MPF é de discutir sobre os problemas e as possíveis soluções para melhorias do aeroporto no município. ?Discutimos muito internamente e chegamos à conclusão de que a audiência será uma medida bastante interessante, até para a população ter conhecimento do que está acontecendo, o porquê o aeroporto de Ji-Paraná estar do jeito que está atualmente, frisou.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130823-151.jpg[/IMG] O procurador informou que a intenção é de que a audiência pública agilize a solução dos problemas no aeroporto. ?Estamos reunindo todas as autoridades para falarem e documentarem o que foi feito para melhoria do aeroporto e se não, como é o caso da pista que já estava há muito tempo para ser feita e do porque ainda não foi feita. São esclarecimentos que deverão ser prestados não só ao Ministério Público, mas, a população que é quem mais precisa saber da real situação do aeroporto?, lembrou.

INVESTIGAÇÃO - O MPF vem investigando o problema do aeroporto do município há quase dois meses. ?Em 11 de junho abrimos o inquérito e oficializamos alguns órgãos para saber sobre os problemas existentes, principalmente o da pista de pouso e decolagem?, ressaltou o procurador.
Segundo Henrique Felber, ele esteve com um perito do Ministério Público Estadual, que foi gentilmente cedido pelo MP/RO, visitando o Aeroporto José Coleto, e ele constatou que existem vários problemas na pista.
O procurador lembra que já existem projetos para refazer a pista, levantar os muros em torno do aeroporto e algumas outras obras de melhorias, que deverão ser liberadas nos próximos dias. ?O projeto encontra-se atualmente na Secretaria de Aviação Civil e está em análise do setor de engenharia?, lembrou.

OBRAS - Segundo nota enviada a empresa nesta semana pelo DER, as obras de recuperação da pista deverão iniciar no dia 15 de setembro, com previsão para o término no dia 15 de novembro. O diretor do DER, engenheiro Lúcio Mosquini informou que estará hoje em Ji-Paraná e participará da audiência. Conforme o procurado, são em torno de R$ 10,5 milhões para execução do projeto que contempla a reforma da pista, a construção dos muros de proteção e de mais alguns elementos dentro da área do aeroporto. ?Dentre estes recursos, 90 a 95% do recurso é Federal e tem a contra partida do Estado. A principio deve sair ainda neste ano, mas, depende também da agilidade da Secretaria de Aviação e do DER de Rondônia?, lembrou o procurador.

TERMINAL DE PASSAGEIROS ? Sobre a questão da construção do novo terminal de passageiros, que também foi levantado pelo procurador, o MPF descobriu que existe um projeto, mas o mesmo não está adiantado como o projeto de melhoria da pista. ?O projeto da pista está bem adiantado e se tudo der certo, vai ser concretizado neste ano. Quanto ao terminal, existe o projeto, mas não existe previsão para liberação de verbas e execução do mesmo?, concluiu o procurador. A questão do início das obras da pista, do novo terminal de passageiros, da operação por instrumentos e outras obras que serão de grande necessidade para a segurança de pouso e decolagem no Aeroporto José Coleto, serão questionados durante a audiência de hoje. A população é convidada para participar e acompanhar os debates que serão presididos pelo MPF.

Fonte:






Noticia vista 1756 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.