Novo assentamento beneficiará cem famÃlias
Um lote para sustentar a famÃlia e apoio para custear a produção, construir moradia e aprender a trabalhar a terra. à a esse benefÃcio que 100 famÃlias de São Francisco do Guaporé terão acesso com a criação do Projeto de Assentamento Porto Murtinho, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O imóvel de 1.711 hectares pertence ao patrimônio da União e está inserido na Gleba Terra Firme. A área foi identificada em levantamento ocupacional do Incra e agora, destinada à Reforma Agrária, vai regularizar a situação de agricultores familiares que já ocupavam espontaneamente o local. Já são sessenta e duas famÃlias com documentação coletada pelo Incra e que passam pelo processo de triagem da autarquia. Só poderão fazer parte do assentamento aquelas que atenderem ao perfil sócio-econômico exigido pela legislação ao beneficiário da Reforma Agrária.
Até o final do ano, a relação de beneficiários deverá estar homologada e, assim, essas famÃlias poderão ser atendidas com estradas, crédito, assessoria técnica, entre outros serviços prestados pelo Incra.
O assentamento Porto Murtinho foi o sexto criado esse ano pelo Incra em Rondônia, projetos com capacidade de assentar 634 famÃlias no total. Até agora, 425 famÃlias estão homologadas e já começam a receber o crédito apoio no valor de R$ 2.400,00 disponibilizados para que o trabalhador possa começar a investir no lote.
Com os novos assentamentos, são 161 projetos criados pelo Incra desde o inÃcio de sua atuação no estado. Mais de 5 milhões de hectares destinados a pelo menos 75 mil agricultores familiares que hoje são responsáveis por grande parte da produção agropecuária de Rondônia.
...