Correio Popular Notícia



QUEIMADAS
Blitz contra queimadas é realizada em Ji-Paraná

Data da notícia: 29/08/2013
Foto:

(Da Redação) Moradores receptivos, interessados e dispostos a colaborar. Este foi o maior resultado da primeira blitz educativa liderada pela SEMEIA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) para coibir e prevenir as queimadas domésticas, hábito comum em Ji-Paraná que precisa deixar de ser praticado, diante dos problemas ambientais causados e das punições previstas na legislação vigente. A ação iniciou-se no bairro Boa Esperança na última terça-feira (27) e teve a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental), do CONDEAM (Conselho de Desenvolvimento Ambiental) e do Instituto Chico Mendes (ICMBio). ?Escolhemos este local para começar nosso trabalho de corpo a corpo com os cidadãos, porque o número de ocorrências tem sido muito grande na região. As pessoas continuam varrendo o quintal e pondo fogo no lixo em seguida?, explica Kátia Casula, assessora executiva da Semeia.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130829-151.jpg[/IMG] Percorrendo os quarteirões a pé, a comitiva ia batendo nas casas, alertando os cidadãos e distribuindo folhetos educativos. Nas residências onde eram detectados sinais de restos de fogueira aplicava-se uma notificação educativa. Em apenas um momento um morador foi flagrado realizando queimada no quintal. No instante em que os agentes chegaram, já no final da tarde, ele mantinha três focos de fogo ? um deles bem alto. Solicitado a apagar as fogueiras, recebeu instruções sobre os malefícios e os riscos à saúde do seu ato, ele ainda recebeu a notificação educativa da equipe da Semeia.
A Polícia Ambiental também o alertou sobre a multa que pode chegar a R$ 200 pela queimada em pequena proporção, dobrando o valor em caso de reincidência. Ao todo, a Semeia aplicou 22 notificações a partir de indícios e de um flagrante. O balanço positivo, no entanto, ficou por conta da receptividade dos moradores do bairro que, sem exceção, acataram as orientações da blitz e se comprometeram a deixar de realizar queimadas em suas casas. A ação continua semanalmente e outros bairros serão visitados nos próximos meses. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1635 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.