Acir defende desenvolvimento integrado para Guajará-Mirim
(Da Redação) O senador Acir Gurgacz (PDT), afirmou, nesta terça-feira (27), que o município de Guajará-Mirim precisa de um projeto de desenvolvimento integrado e sustentável. De acordo com Acir, esta proposta precisa ser empreendida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que administra a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim e tem como responsabilidade promover o desenvolvimento regional, juntamente com o governo do Estado, a prefeitura local e a sociedade organizada da região.
Acir divulgou audiência pública que será realizada na cidade na próxima sexta-feira (30) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para debater os investimentos e parcerias visando ao aprimoramento das estruturas de escoamento da produção na área de livre comércio local e discutir esta proposta de desenvolvimento integrado e sustentável do município.
Gurgacz disse que o município passa por dificuldades, por estar inadimplente com a União, com o estado e com fornecedores, o que o impede de receber recursos de emendas parlamentares. Segundo o senador, a cidade concede isenção fiscal às grandes distribuidoras, mas não recebe retorno desses benefícios concedidos. "Os atacadistas e varejistas do estado mantêm escritório na cidade apenas para receber os benefícios fiscais, como a isenção de IPI, ICMS, PIS e Cofins, sem que isso traga algum benefício para o município ou mesmo para o Estado", afirmou. O senador disse não ser contra o incentivo por meio de isenções fiscais, mas ressaltou que é necessário que haja simultaneamente uma proposta de desenvolvimento integrado na área de livre comércio.
PROPOSTA - O senador disse que está trabalhando em sintonia com a Secretaria de Agricultura de Rondônia e com a Emater para elaborar uma proposta de fortalecimento do extrativismo nas florestas do município. De acordo com Gurgacz, a audiência servirá para discutir as dificuldades que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o governo do estado, e a prefeitura encontram para alavancar a economia da cidade. "Entendo que, além do governo do estado, a Suframa terá um papel importante nessa proposta de resgate da economia de Guajará-Mirim e de elaboração de um projeto de desenvolvimento integrado do município", afirmou. A audiência será realizada na Câmara Municipal de Guajará-Mirim, às 13h. Com informações da Assessoria.
...