Anselmo ajuda nas negociações com o governo federal e estadual
(Assessoria) A habitação no campo foi um dos principais pontos da intermediação feita pelo deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO), na negociação entre representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagro) e o Governo do Estado de Rondônia. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (28), em Porto Velho durante o Grito da Terra Rondônia. Na esfera federal, o parlamentar colaborou para definição de acordo com o Ministério de Minas e Energia.
Na discussão com o representante do governador, Waldemar Albuquerque, os sindicalistas cobravam o cumprimento do compromisso firmado por Confúcio Moura no grito do ano passado, que previa a liberação de subsídio do Programa Nacional de Habitação Rural Minha Casa Minha Vida. Mas não houve avanços em pontos essenciais para a categoria como a liberação do subsidio de R$ 3 mil para habitação rural e o apoio financeiro às Escolas Família Agrícola. As autoridades afirmaram não ser possível constituir a secretaria estadual de agricultura familiar, mas propuseram a criação da Coordenadoria da Agricultura Familiar.
Ao informar o resultado das negociações aos agricultores acampados, o deputado lamentou a falta de compromisso do governo estadual com os trabalhadores rurais. Mas comemorou a agenda construída com o governo federal. Foi Anselmo que conduziu as negociações com o secretário-adunto da Secretaria de Minas e Energia, Robesio Maciel de Sena. Ficou definido que haverá uma reunião com as lideranças do movimento sindical rondonienses na próxima semana, em Brasília.
ENCONTRO - Os líderes da Fetagro serão recebidos por representantes dos ministérios de Minas e Energia, Planejamento, Desenvolvimento Agrário, Consórcio Santo Antônio Energia e Eletrobras. No encontro, os sindicalistas solicitarão que o Programa Luz para Todos atenda as 17 mil famílias que ainda não foram contempladas pelo programa.
O deputado Anselmo reconheceu a importância do Grito da Terra para conquistas de políticas públicas voltadas à área rural. O parlamentar relembrou com orgulho o fato de ter participado do primeiro grito, realizado há 20 anos em Rondônia, e renovou o compromisso de lutar por melhores condições de vida no campo.
...