Inaugurada nova unidade de saúde do distrito de Calama, em Porto Velho
(Da Redação) A Prefeitura de Porto Velho inaugurou na última sexta-feira (30), a nova Unidade de Saúde da Família do distrito de Calama. A solenidade teve a presença da chefe de Gabinete da prefeitura, Maria de Fátima Pedrozo do Amaral, que representou o prefeito Mauro Nazif, o secretário José Macário de Barros, do diretor do DAI (Departamento de Assuntos do Interior), Francisco Araújo, da administradora do distrito, Priscila Pantoja, e do diretor da unidade da saúde, Ademilson Juvêncio da Silva, além dos funcionários do posto e populares.
Unidade Básica de Saúde, Benjamim da Silva é do tipo I, a obra foi orçada pelo município em R$ 558 mil, recursos da prefeitura, sendo 485,51 m² de área construída, para atender a comunidade do distrito. A unidade é composta por salas administrativas, consultório odontológico, ginecológico, clínico, enfermagem, salas de nebulização, imunização, triagem, enfermaria, Same, farmácia, área de serviço, copa, banheiros feminino, masculino e de acessibilidade, área de circulação, de espera, recepção, escovódromo, sala de educação e saúde e Central de Esterilizarão de Material. Só em Calama, serão atendidas cerca de 300 famílias, mas a unidade prestará assistência ainda à população do distrito de Demarcação e localidades de Papagaios, Nova Esperança e outras comunidades da região.
O secretário José Macário adiantou que a entrega da unidade de saúde faz parte do calendário montado pelo prefeito Mauro Nazif para a entrega de obras na área da saúde. ?Essa é a primeira de várias unidades de saúde que serão entregues à população. Tem ainda para ser inauguradas a de Santa Rita, Rio Pardo, Castanheira, a Osvaldo Piana, além de outras unidades que estamos aguardando o término das obras?, disse.
A administradora do distrito, Priscila Pantoja, agradeceu a entrega da unidade de saúde, e lembrou que essa era uma antiga reivindicação da comunidade. ?Há muito tempo que esperávamos por um novo posto de saúde e agora a população de Calama está recebendo esta unidade. Com certeza o atendimento será bem melhor a partir de agora com essa unidade melhor estruturada?, afirmou.
O DISTRITO - Calama localiza-se na área rural de Porto Velho, à margem direita do rio Madeira. O local é acessado por via fluvial e está a aproximadamente 200 quilômetros da capital. Descendo o Rio Madeira, Calama é a última comunidade do estado rondoniense e faz divisa com o estado do Amazonas. A viagem leva em torno de 10 horas de barco ?de linha? na ida, ou seja, descendo no sentido da correnteza do rio, mas na volta (subindo contra a correnteza) pode levar até 15 horas.
Apesar de ser distrito de Porto Velho, Calama tem maior proximidade com o município de Humaitá (AM), o que faz com que a interação dos moradores com o município amazonense seja relativamente intensa. A ida de barco até Humaitá leva a cerca de três horas, sendo assim, em caso de emergência, é mais fácil e rápido ir a Humaitá do que para Porto Velho. A BR-319 liga Porto Velho a Manaus e passa por Humaitá, sendo uma alternativa para se chegar a Calama, onde a primeira parte da viagem é feita por via terrestre até Humaitá, pegando-se um barco, posteriormente, para se subir o rio e chegar até Calama. Com informações de Joel Elias ? Assessoria. ...