Semas de Ouro Preto reúne portadores de deficiência
A Secretaria Municipal de Ação Social de Ouro Preto do Oeste está realizando um trabalho de sociabilização da pessoa portadora de deficiência física. O primeiro encontro foi sucesso de público e lotou o salão de eventos do Bosque Municipal.
Segundo Francisco Antônio o encontro marcou o inicio de um trabalho que tem como objetivo o cumprimento da Lei Orgânica da (o) Assistente Social (LOAS): ?A LOAS prevê assistência social para a família, criança, idoso, gestante e deficientes. Nós estamos iniciando hoje este trabalho com os deficientes e com isto vamos completar todos estes eixos?, afirmou Francisco.
Jailton Nascimento, membro da Associação Baiana dos Deficientes, deu uma palestra bastante dinâmica trabalhando a auto-estima dos presentes. Suas forma de palestrar, que ora levava o auditório às gargalhadas, ora às lágrimas, teve como tema central mostrar que a deficiência física não é motivo para uma vida deprimida: ?Eu sou um deficiente físico, mas, minhas limitações nunca me privaram de sonhar e de correr atrás destes sonhos?, enfatizou.
O momento curioso da palestra, foi quando Jailton exibiu um vídeo sobre a queda das torres gêmeas do World Trade Center, ocorrido em 11 de Setembro de 2001. Em uma cena que os bombeiros trabalhavam no resgate das vítimas, o palestrante pausou o vídeo, e para surpresa de todos, ele aparecia sendo socorrido: ?Eu estava lá, e nasci de novo. Isto não é motivo pra eu reclamar das injustiças da vida, pelo contrário, se Deus poupou a minha vida é porque ainda existe algo especial pra eu fazer aqui neste mundo?, motivou Jailton.
Telma Araújo, presidente da Feder em Rondônia, elogiou a iniciativa da Semas. Para ela estes encontros são uma boa oportunidade de discutir as políticas públicas voltadas para o deficiente: ?Nós estamos percebendo um avanço na questão de acessibilidade, por exemplo. Isto só é possível através das discussões que surgem em eventos como este?, avaliou Telma. O representante da Feder em Ouro Preto, Paulino Marques, agradeceu ao prefeito Braz Resende e ao secretário de Ação Social pela valorização da classe: ?Esperamos que este encontro seja o início de muitas outras ações voltadas para os portadores de deficiência física?, concluiu Paulinho.
...